Header Ads

“Golpe de Sol” chega às salas de cinema no México

A última longa-metragem de Vicente Alves do Ó continua a fazer o seu percurso pelo mundo. Depois da estreia em Portugal, Golpe de Sol chega aos cinemas mexicanos, levando o argumento do cineasta além fronteiras. Desde o passado dia 20 de maio, o filme está disponível na Cinemateca de Guadalajara, no estado de Jalisco. Com a chancela de produção da Ukbar Filmes, a película aborda temas como a amizade, a sexualidade, a depressão e a rotura de afetos entre casais numa história que arranca a partir de um evento inesperado. 

Golpe de Sol conta-nos a a história de quatro amigos que se divertem num fim-de-semana que promete ser de sonho, até que recebem um telefonema do passado. David, um amor comum a todo o grupo, está de volta às suas vidas dez anos depois e, sem querer, promete ser a fonte para que muitos dos segredos dos amigos venham ao de cima. Depois da chamada, a única coisa que podem esperar é o momento que David se vai reencontrar com os quatro amigos. Depressa se formam várias conjeturas na cabeça dos protagonistas que os deixam a pensar nas consequências que este retorno pode trazer para o seu futuro.


“O filme aborda o amor como ele é, cheio de contradições, histórias por resolver, traumas que nunca se ultrapassam como se a nossa vida fosse muito mais complexa do que aquilo que quer fazer parecer. É como se obrigasse-mos a vida feliz que vendemos nas redes sociais a dizer a verdade, e isso é o Golpe de Sol”, avança ao Fantastic Ricardo Barbosa, que veste a pele do protagonista Simão neste enredo, ao lado de Ricardo Pereira, Oceana Basílio e Nuno Pardal.  


Este é mais um passo no percurso internacional da longa-metragem que se estreou em 2018 na Estónia integrado no Tallinn Black Nights Film Festival. Golpe de Sol chegou às salas de cinema nacionais em agosto de 2020, depois de várias menções e destaques em circuito fechado, onde se inclui a exibição na edição de 2019 do Queer Lisboa. Este é o quinto filme lançado por Vicente Alves do Ó nos cinemas, reforçando um espólio que se divide entre histórias de época encabeçadas por grandes artistas nacionais e comédias ou dramas contemporâneos que levam o público da lágrima ao riso em poucos minutos.