Header Ads

Fernando Rocha e Pedro Abrunhosa responsáveis pelos primeiros eventos-teste em Portugal


Fernando Rocha e Pedro Abrunhosa foram os escolhidos para encabeçar os eventos-teste que  serviram para testar a viabilidade dos espetáculos de maior dimensão enquanto a pandemia persiste.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, já tinha confirmado a realização de eventos-teste em Abril, e os artistas atuaram para 400 pessoas no espaço exterior do Altice Forum de Braga. Os bilhetes tiveram um custo simbólico de 2 euros, com a receita a reverter para a Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos de Braga.

Fernando Rocha liderou o primeiro espetáculo, no dia 29 de abril, onde a plateia esteve sentada, com o devido distanciamento social. Pedro Abrunhosa ficou encarregue do segundo espetáculo, no dia 30 de abril, no qual a plateia esteve de pé.

Estes eventos-teste, os primeiros a ser realizados em Portugal, foram exclusivos a residentes do país entre os 15 aos 65 anos, não pertencentes a grupos de risco nem com contacto regular com pessoas pertencentes a esses grupos. Foi também obrigatório que os participantes no evento não tenham sido infetados com Covid-19 nos 30 dias anteriores ao evento, nem tenham estado em contacto com alguém infetado nos 14 dias anteriores.

No dia dos espetáculos foi feito obrigatoriamente um teste rápido de antigénio, disponibilizado gratuitamente. Caso alguém tivesse testado positivo, não poderia assistir aos espetáculos e o preço do bilhete seria reembolsado.

Depois dos eventos, os participantes vão ser supervisionados e acompanhados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), sendo que para tal é necessário o consentimento para tratamentos de dados e a permissão de contacto pela DGS.

Os espetáculos de Fernando Rocha e Pedro Abrunhosa surgiram depois de já vários países terem realizado eventos semelhantes. Estes ‘testes’ vão ajudar a perceber se é possível realizar eventos de maior dimensão em segurança, tais como festivais, durante a pandemia.