"Fantasmas do Império" estreia em junho nos cinemas
Foto: Direitos Reservados |
Fantasmas do Império, da realizadora Ariel de Bigault, chega às salas de cinema nacionais no próximo dia 3 de junho. O documentário luso-francês procura recordar várias produções cinematográficas do passado colonial, cujas visões contrastam com os filmes e olhares dos dias de hoje.
Colonialismo foi uma das palavras que mais marcou o século XX em Portugal. Recuando aos anos 60 e 70 do século passado, Portugal tinha várias colónias em África nomeadamente Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Foi na tentativa de os países africanos se tornarem independentes, que a 15 de março de 1961 se deu início à tão conhecida Guerra do Ultramar, que só veio terminar perto do 25 de abril de 1974 com o reconhecimento da independência de Angola.
Desta forma, a realizadora de Fantasmas do Império avança em nota de imprensa que "Esta longa e complexa história, estas memórias e imaginários, são património comum e merecem ser descobertos, ou redescobertos". Acrescenta ainda que o objetivo da película passa por "mexer com o imaginário das pessoas e suscitar emoções que abrem caminho a reflexões".
É através do recurso às obras de Fernando Matos Silva, João Botelho, Margarida Cardoso, Hugo Vieira da Silva, Ivo M. Ferreira, Manuel Faria de Almeida e Joaquim Lopes Barbosa que Ariel de Bigault procura mostrar que com o passar dos anos "O olhar sobre as colónias foi mudando". O documentário conta ainda com a participação dos atores Ângelo Torres e Orlando Sérgio.
Podes ver aqui o trailler de Fantasmas do Império, que estreia a 3 de junho nos cinemas.
Comente esta notícia