Header Ads

RTP1 exibe “Capitães de Abril” no dia 25 de abril


A estação pública celebra mais um aniversário da Revolução dos Cravos no próximo domingo, com uma nova emissão do clássico Capitães de Abril, longa-metragem lançada no ano de 2000 e que se tornou numa homenagem sentida à liberdade. O filme vai para o ar às 16h45.

Capitães de Abril é reconhecido até aos dias de hoje como o projeto mais arrojado da carreira de Maria de Medeiros, que se assume como realizadora, atriz e argumentista nesta produção de culto do cinema nacional. O enredo do filme acompanha os eventos reais de 25 de abril de 1974, e arranca a exploração a partir da madrugada do dia histórico, onde nos estúdios do Rádio Clube Português a canção Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, dá o mote para o movimento das Forças Armadas. 
 
Segue-se a passagem pelo frenesim na égide da revolução comandada, entre outros por Salgueiro Maia que volta a ser o principal rosto da história na leitura desta longa-metragem. Decidido a tomar a capital sem que seja derramada uma única gota de sangue, inicia-se o movimento enquanto Manuel, veterano da Guerra em África, toma conta dos estúdios da rádio. A restante história é um romance onde a realidade e ficção confluem no texto dando novas nuances ao Dia da Liberdade. 

Partindo das memórias de Salgueiro Maia, Capitães de Abril é a recriação da sensibilidade e emotividade do estado de espírito de quem viveu aquele dia, numa produção que conta com Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida, Frédéric Pierrot, Fele Martinez, Manuel João Vieira, Luís Miguel Cintra, Joaquim Leitão, Canto e Castro, Rogério Samora, Ricardo Pais, Pedro Hestnes e Ruy de Carvalho.