Header Ads

“Valentina” é o novo livro de Carina Romano

Direitos Reservados
“A Valentina já não está apenas sentada no sofá da minha sala. Agora, a Valentina pertence às pessoas que, à sombra de uma árvore ou no silêncio de uma divisão da casa, acompanhadas de uma coberta ou apenas com o aquecedor ligado, desejem folheá-la, lê-la e calçar-lhe os sapatos de uma ponta à outra”, pode ler-se na publicação de Carina Romano no seu perfil de Instagram. A autora do livro Valentina esteve à conversa com o Fantastic sobre o seu trabalho, as suas inspirações e a sua experiência no mundo da escrita.

Carina sempre considerou a escrita como um refúgio. “Quando era pequena não gostava muito de ser o centro das atenções e a minha timidez parecia mais forte do que qualquer outra coisa e, por isso, a leitura e a escrita deixavam-me mais confortável, na medida em que me sentia recolhida e livre em simultâneo”, começa por contar a autora.

O livro Valentina aborda temas como a dependência, a negligência, violência e a importância em existir sensibilização para estas nuances sensíveis da vida. “O objetivo de publicar um livro cresceu a partir da minha história de vida e da minha licenciatura em Educação Social. Percebi que, através dos livros, conseguimos partilhar mensagens e isso é absolutamente magnífico. Ter liberdade para partilhar algo com outra pessoa, algo que fica gravado num livro, é mágico. O livro "Valentina" foi escrito para alertar, sensibilizar e conscientizar!”, confessa Carina ao nosso site.

Quando questionada sobre o processo criativo e de desenvolvimento da obra, a autora revela que “cada palavra foi sentida na minha pele, mas não me distanciei, nunca, das mensagens a partilhar com os(as) leitores(as). É preciso falar sobre os efeitos da dependência. É preciso falar de negligência. É preciso falar de violência. É preciso sensibilizar. Não podemos olhar para estas problemáticas como partes da paisagem social”. Carina acrescenta ainda que são assuntos que não podem ser ignorados e que afetam várias famílias, dos mais variados estratos sociais.

De forma a conectar-se mais facilmente com os leitores, Carina explica que o livro está escrito na primeira pessoa. Dessa forma, é mais fácil colocarem-se no lugar da autora e debater sobre as reflexões que vão aparecendo ao longo da narrativa. “Gosto de escrever e de encontrar as palavras certas para expressar algo de forma real. Quero mostrar às pessoas que, se há amor no mundo, há esperança, que as trajetórias dependem de muitos fatores e que é necessário falar sobre as problemáticas sociais”, revela a autora ao Fantastic.

Quando questionada sobre o que diria a potenciais leitores, Carina “diria às pessoas que, apesar dos momentos mais duros, aqueles em que nos sentimos num sítio pequeno e de luzes apagadas, não podemos perder a esperança ou achar que ficaremos condicionados(as)”. De modo a promover a entreajuda e debate sobre determinados temas, acrescenta ainda que “a nossa postura influencia o presente e o futuro. Devemos juntar-nos às pessoas certas, pedir ajuda, falar sobre o que nos aflige de alguma forma, identificar as nossas necessidades e potencialidades e, a partir daí, escolher o caminho da felicidade”.

Valentina é o primeiro livro de Carina Romano, mas existem planos para outras obras no futuro. “A experiência de partilhar a "Valentina" está a ser muito gratificante. Quero, daqui para a frente, explorar novos géneros literários e continuar a partilhar mensagens com os(as) leitores(as). Aprender, ler, escrever, ouvir”, conclui a jovem autora.

“A história possibilitará ao leitor calçar o sapato de uma criança da cidade do Porto, simples, humilde e resiliente, que amadurece, confrontada com múltiplos desafios ao longo da sua infância e adolescência. A Valentina, mergulhada em cenários de negligência, permite-se caminhar em direção ao amor que, no final, é a sua salvação. O livro impulsiona a reflexão de diferentes questões e faz-nos acreditar que, se há amor no mundo, há esperança”, pode ler-se na sinopse do livro.

O livro Valentina é uma Edição D’Autor e pode ser adquirido através do Instagram @carinaromano.mybooks, o espaço em que também podem acompanhar publicações sobre os diversos temas abordados.