Header Ads

Ukbar Filmes procura descendentes de enfermeiras da 1ª Guerra Mundial para Documentário


Damas é o próximo projeto de Cláudia Alves no cinema, um documentário que promete passar em revista a vida de um grupo de senhoras da alta sociedade que durante a Primeira Guerra Mundial parte para o sul de França ao serviço da Cruz Vermelha com o objetivo de prestar auxílio aos combatentes, mas, também de construir um hospital. São as histórias deste tempo, as dificuldades, a luta e a força de vontade que vão servir de mote ao novo projeto que procura agora familiares que possam contar em viva voz episódios da vida das suas familiares.

Foram quase cinquenta enfermeiras que ao serviço da Cruz Vermelha distribuíram a boa vontade naquele que foi um dos eventos mais fatídicos da história da humanidade. Contudo, apesar dos contratempos, o grupo de mulheres conseguiu conquistar um dos seus grandes objetivos e inaugurar a 9 de abril de 1918, o hospital tão sonhado pelas damas enfermeiras. No novo projeto de Cláudia Alves, que conta com a chancela da Ukbar Filmes, vão ser contados alguns episódios de bastidores, curiosidades, além do relato histórico sobre a jornada deste grupo.

O projeto procura agora descendentes das enfermeiras, que possam dar o seu testemunho e contribuir para o documentário, que servirá de homenagem. O pedido tem estado a circular nas redes sociais, com a produtora do projeto, a Ukbar Filmes a partilhar a lista de nomes que constam nos arquivos para que seja possível reunir o conteúdo necessário para que Cláudia Alves consiga dar seguimento à execução de Damas.

Maria Basto, Alda Viegas, Angela Machado, Angélica Plantier, Antónia Baptista, Aurora Shirley, Conceição Botelho, Dora Westood, Eduarda Machado, Eugénia Ochôa, Eugénia Botelho, Eugénia Machado, Eugénia Manoel, Evelyn Rangel, Francisca Ferreira, Geanne Germsys, Gladys Cannell, Irene Carvalho, Izolinda Veiga, Judite Coelho, Laurentina Pires, Luiza Câmara, Margarida de Brito, Maria Adelina Galvez, Maria Amélia Ribeiro, Maria Amélia Mayor, Maria da Câmara Leme, Maria Lacerda, Maria de Jesus da Câmara, Maria França, Maria Menezes, Maria Galvez, Maria de Jesus Beltrão, Maria Helena Silva, Maria Mayer, Mary Rangel, May Farmer, Rary Rangel, Vicencia Teixeira e Luiza da Câmara são os nomes cujos descrentes são convidados a participar no projeto. Para tal basta enviar um e-mail para damas@ukbarfilmes.com