Header Ads

TRANSFERÊNCIAS - Edição 2: Fevereiro 2021

Num mês de fevereiro muito mais calmo do que o período homónimo de 2020, que ficou marcado pelas contratações de Cláudio Ramos e Alexandra Lencastre, a informação continua a ser a principal área de reforço com a TVI a tornar-se, novamente, na estação com mais contratações efectuadas. Da ficção até ao jornalismo, num período em que os entretenimento parece encontrar mais estabilidade, arranca agora a segunda edição do Transferências. Fica a conhecer as caras que mudaram ou se despediram dos canais de televisão no último mês.


ANA GUEDES RODRIGUES

Poucos dias depois do anúncio da saída de Júlio Magalhães do cargo de Diretor Geral do Porto Canal, também a pivô se despediu do canal do norte do país. Ainda sem destino profissional revelado, a jornalista é uma das baixas do canal de cabo numa fase em que está a ser desenhado um novo planeamento estratégico para a grelha de programação.

“Sete anos depois, saio com a mesma sensação com que entrei: a de estar a dar o passo certo no caminho da felicidade”, anunciou no último dia do mês de janeiro, Ana Guedes Rodrigues nas suas páginas das redes sociais, colocando um ponto final na colaboração com a estação na qual passou por vários formatos e vários géneros entre a informação e o entretenimento. 


Sem um destino definido nesta nova etapa profissional, esta não é a primeira vez que a comunicadora se despede do canal dirigido por Francisco de La Fuente. Com um estágio na TVI, logo depois da conclusão da licenciatura, Ana Guedes Rodrigues manteve-se como um dos rostos regulares da emissão da estação de Queluz de Baixo até 2013, passando por programas como o Diário da Manhã e o Jornal da Uma.




BEATRIZ FRAZÃO


Presença habitual em tramas da SIC e RTP, Beatriz Frazão prepara-se para regressar à ficção do canal onde se estreou, a TVI. A jovem atriz que tem somado prémios numa carreira que apesar de curta já tem o selo de sucesso, é uma das figuras do elenco da nova história de André Ramalho para estação de Queluz de Baixo, Para Sempre


As gravações começaram esta segunda-feira e marcam o regresso da intérprete à novelas produzidas pela Plural Entretainment depois da sua estreia em 2014 na sequência de Jardins Proibidos. Além do nome da sua personagem, que será Mafalda, ainda não são conhecidos detalhes sobre a personagem da artista na trama que substituirá Amar Demais na grelha de programação do canal.


Com 17 anos, Beatriz Frazão é um dos novos talentos mais promissores da ficção nacional. A jovem é a intérprete mais nova de sempre a receber um Globo de Ouro, e tem afirmado a sua carreira, também, no cinema com vários prémios conquistados pelas curtas-metragens As Cartas da Minha Mãe e Canção de Embalar, dentro e fora de Portugal. O regresso à ficção da TVI acontece depois de ter assumido o papel de protagonista na série Quarenteens produzida para RTP2 durante o período anterior de confinamento.




ANA NAVE


Ausente dos ecrãs desde 2018, quando integrou os elenco de Espelho D’Água, na SIC, Ana Nave está de regresso à ficção produzida pela Plural Entretainment. A atriz e diretora de atores é um dos nomes confirmados no elenco de Para Sempre, trama da autoria de André Ramalho, marcando o regresso à TVI depois da vilã Madalena em Ilha dos Amores, de 2008.


Delfina será a personagem que trará a interprete de volta às novelas da estação de Queluz de Baixo, confirmando a tendência recente de trazer caras que tenham longos períodos de ausência do ecrã ou do canal para refrescar os elencos das produções da TVI. Ao lado da atriz estarão Inês Castel-Branco, Rui Melo e Beatriz Frazão, também no mesmo processo de regresso ao canal Quatro.


Com um longo período passado nas produções com a chancela da SP Televisão, Ana Nave, passou por várias novelas da SIC, como Perfeito Coração, Rosa Fogo, Poderosas ou Sol de Inverno, e ainda algumas séries da RTP, como Depois do Adeus, Maternidade e Liberdade 21 onde viveu uma das principais personagens da história.




CONSTANÇA CUNHA E SÁ


A 6 de março de 2020, Constança Cunha e Sá anunciou a saída da redação da TVI colocando um ponto final a uma colaboração de vários anos com o canal da Media Capital numa fase em que se dava como certeza a aquisição da empresa pelo Grupo Cofina. A jornalista avançou no Twitter que as razões que levaram à sua saída se prendiam com “uma questão de dignidade”. Um ano depois, a antiga pivô da estação de Queluz de Baixo regressa à televisão na antena da TVI24.


A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias, que cita o atual Diretor de Informação da TVI, Anselmo Crespo. “Ela vai fazer comentário político e integra o naipe de analistas que já estão na TVI 24 como, por exemplo, Paulo Ferreira”, afirma o responsável pela redação da informação da estação de televisão. A TVI24 prepara-se, em breve, para uma reestruturação de grelha na qual surgem diversos novos programas com espaço para novas caras depois de em 2020, a redação ter perdido vários elementos reconhecidos na estrutura do canal Quatro.


A jornalista junta-se a uma vasta lista de reforços do canal de informação da TVI, numa fase em que o canal sofre uma reestruturação com foco numa nova linha de jornalismo que trará uma maior aposta em reportagens e análise das notícias que marcam a atualidade. O regresso oficial deu-se nas comemorações do décimo segundo aniversário da TVI 24.



ANABELA NEVES


Nome incontornável do jornalismo parlamentar em Portugal, Anabela Neves volta à televisão depois de um período de ausência reforçando, também, o leque de comentadores da TVI24. A jornalista, que foi, ainda, Presidente da Associação de Jornalistas Parlamentares despediu-se em 2019 dos ecrãs da SIC debaixo de uma ovação gigante no parlamento.


No novo desafio profissional, Anabela Neves integra a equipa do novo formato Os Quatro, numa aposta de Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI que conta com uma longa carreira na SIC. Explicámos o projeto, ela pensou e aceitou. Achou que fazia sentido. A Anabela Neves é uma figura televisiva, é uma pena não estar na TV, por isso lembrámo-nos de a convidar”, justifica o responsável pela tomada de decisões na redação do canal Quatro, que tem trazido vários reforços vindos da equipa da principal concorrente.


Quando deixou a SIC em 2019, a jornalista deixou claro que todo o processo foi feito de forma amigável e que a despedida estava relacionada com a aposta em novos projetos e na exploração de outras vertentes profissionais. “A Anabela não deixou de ser jornalista, ela é uma das que tem maior conhecimento da política, do país, dos corredores do poder, era a jornalista parlamentar mais antiga do país”, esclareceu Anselmo Crespo ao Diário de Notícias.




FILIPE SANTOS COSTA


Do Grupo Impresa sai também Filipe Santos Costa, que reforça o leque comentadores da TVI24 e será um dos rostos do formato Noite das Facas Longas e aos sábados será o condutor de A Lei da Bolha. Jornalista da área da política do jornal Expresso desde 2006, Filipe Santos Costa foi, ainda, uma das caras do programa Expresso da Meia-Noite, na SIC Notícias. A contratação segue a linha de reestruturação desenhada pela equipa de Anselmo Crespo.


“Como o próprio nome indica, a ideia é fazer um programa que fale dos bastidores, que espreite por trás da cortina, que analise com liberdade os temas e com opiniões que não represente as dos partidos”, apresentou o Diretor de Informação do novo canal de Filipe Santos Costa, reforçando que o jornalista é o último reforço vindo da SIC neste processo de mudança da informação da TVI.


No lançamento das últimas novidades da grelha de programação da TVI24, Anselmo Crespo reforçou o compromisso com o público. A nova TVI24 é um canal de informação que quer assumir um posicionamento de relevância no panorama dos canais de informação”, refere o atual responsável pelas decisões da estação que pretende aproximar ainda mais a redação e os seus conteúdos da generalidade do público neste novo ano.




CRISTÓVÃO CAMPOS


Com as gravações a decorrer desde o início de fevereiro, a nova aposta da ficção de Queluz de Baixo continua a reforçar o seu elenco com caras pouco habituais nas produções da TVI. Três anos depois, Cristóvão Campos está de regresso ao género telenovela num projeto desenvolvido pela Plural Entretainment, empresa com a qual já não colaborava desde 2013 quando deu vida a Bernardo em Doce TentaçãoPara Sempre vai ocupar o lugar de Amar Demais na grelha de programação da TVI brevemente.


No regresso às novelas da TVI, Cristóvão Campos junta-se a Inês Castel-Branco, Ana Nave e Beatriz Frazão na lista de atores que depois de passarem por projetos da SIC e da RTP voltam a gravar um produto do canal Quatro, Ainda sem detalhes revelados sobre o personagem que o ator vai desempenhar, sabe-se que Cristóvão Campos vai contracenar diretamente com Inês Castel-Branco e Maya Booth, que darão vida a Clara e Magda, respetivamente, duas das principais caras da trama.


Da autoria de André Ramalho e sob a direção de Francisco Antunez, Para Sempre promete apresentar-nos uma história de amor vivida sob a premissa de uma vingança do passado que promete abalar a vida de todos os núcleos que compõem a história. Diogo Morgado, Inês Castel-Branco e Pedro Sousa assumem os papéis principais num elenco que inclui Marina Mota, Patrícia Tavares, António Capelo, Ana Bustorff, Luís Esparteiro, Rui Melo, Rodrigo Tomás, Madalena Aragão, Susana Mendes, Ricardo Sá e Carmen Santos.




JESSICA ATHAYDE


Com dezasseis anos de carreira, Jessica Athayde prepara-se agora para viver a primeira aventura profissional longe da antena da TVI. A atriz que manteve, até janeiro de 2021, contrato de exclusividade com a estação de Queluz de Baixo é uma das novas apostas da SIC para reforçar o elenco de Princípio, Meio e Fim, projeto que marca o regresso de Bruno Nogueira ao canal do grupo Impresa. As gravações arrancaram no dia 4 de fevereiro trazendo, além de Jessica Athayde, vários nomes habituais nas lives de Instagram da saga Como É Que o Bicho Mexe?. A data de estreia não foi, ainda, divulgada.


Com a ficção a servir de pano de fundo para a história de Princípio, Meio e Fim, este enredo vai abordar o processo de criação de um jantar que promete ter muito humor à mistura. Numa primeira parte acompanhamos a escrita dos guiões, com a produção a lançar vários desafios à equipa de escrita, composta, além de Bruno Nogueira, por Filipe Melo, Nuno Markl e Salvador Martinha, seguindo depois para os pedidos feitos pelo quarteto à produção do formato. O resultado dos trabalhos será uma refeição peculiar que o humorista vai partilhar com Jessica Athayde, Nuno Lopes, Miguel Guilherme e Albano Jerónimo durante o late night dos fins-de-semana da SIC. 


A confirmação dos rumores que já circulavam desde o início do mês chegou na última emissão de Cá Por Casa, formato conduzido por Herman José na RTP. Regressei agora ao trabalho num projeto do qual ainda não posso falar, mas regressei ao ativo e como freelancer. Já não estou colada a nenhum canal”. Mais à frente, na mesma conversa, questionada sobre em que canal se daria o seu regresso à antena, a atriz confirmou “será na SIC”.



JOANA AMARAL DIAS


Figura de destaque na cena política nacional, Joana Amaral Dias já passou por vários programas e formatos. Agora embarca numa nova aventura na reestruturado TVI24, onde será comentadora. Contudo, na estação de Queluz de Baixo, a psicóloga terá espaço, também, na antena da generalista. Ainda não são conhecidos os moldes dos formatos que vão trazer a mais recente contratação à grelha de programação do canal da Media Capital.


A contratação foi anunciada de surpresa durante o matutino Dois às 10, durante uma conversa onde se passaram em revista algumas das novidades e novos rostos que vão compor a equipa da TVI24 de agora em diante. “Tenho uma novidade para vos dar. Nós na nova TVI 24 vamos ter uma nova comentadora, que eu vou anunciar aqui em primeira mão, mas que também vai passar por aqui de vez em quando, pelo menos uma vez por semana”, avançou Anselmo Crespo em conversa com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz.


A primeira aparição de Joana Amaral Dias no canal está agendada para a primeira semana de março, depois de vários anos de colaboração com a CMTV onde passou pelos mais variados formatos no papel de comentadora. Da política ao desporto, a antiga deputada do Bloco de Esquerda, junta-se, assim, a uma longa e variada lista de colaborações que vêm reforçar a aposta no canal de cabo do universo TVI.