Header Ads

"Sara", uma ideia de Bruno Nogueira realizada por Marco Martins


Fotografia: RTP

A diferença entre o mundo do cinema e o da televisão portuguesa é cada vez mais vincada. As telenovelas procuram, muitas vezes, a aparência em vez da experiência e tudo se torna mais confuso e cansativo para os grandes atores que, por vezes, só gostariam de interpretar um papel mais leviano. Sara, a atriz que consegue chorar, que consegue trazer vida às personagens e histórias mais trágicas, fica cansada desse mesmo registo e decide ir à procura de outras oportunidades no mundo da televisão, apesar de ser adorada por todos aqueles com quem trabalha. Este é um dos pontos de partida de Sara, a série da RTP2 que destacamos esta semana.

Sara (Beatriz Batarda) é uma atriz de 42 anos formada e adorada pelos realizadores e encenadores que com ela trabalham no dia a dia. Tem uma especial habilidade para fazer algo que, espontaneamente, muitos não conseguem, chorar, o que lhe permite interpretar várias personagens trágicas, pois as suas emoções dão vida à mesma. Mas será que o mundo das emoções pesadas é sempre assim tão fácil? Poderão haver alternativas mais simples e levianas? 

Sara é uma série criada por Bruno Nogueira, realizada por Marco Martins e produzida pela Ministério dos Filmes. A minissérie de 8 episódios com cerca de 40 minutos cada estreou-se primeiramente a 7 de outubro de 2018 na RTP2 e concluiu a transmissão no mesmo ano, estando agora disponível na RTP Play para todos aqueles que a queiram visualizar.

Nesta série, tudo se transforma numa sátira ao mundo da televisão portuguesa quando Sara se cansa dos papéis pesados que constantemente interpretava e procura fugir ao teatro e ao cinema de ator. Após um tempo sem saber o que fazer e com um pai doente em casa Sara experimenta o mundo das telenovelas, das redes sociais e das sessões fotográficas, elementos essenciais ao atual mundo televisivo. Toda esta adaptação à fama rápida e à vida "desordenada" levantam frustrações, dramas e dúvidas que Sara, depois de tanto trabalho no cinema, vai ter que enfrentar.

Para além de contar com a participação de Beatriz Batarda, cuja personagem que interpreta dá o nome à série, o elenco é ainda enriquecido por Albano Jerónimo (o agente e subconsciencia de Sara), Rita Blanco (Júlia), José Raposo (Morais), Miguel Guilherme (professor Vicente), Bruno Nogueira (Paulo Prazeres), Nuno Lopes (João Nunes), Tónan Quito (Ivo), António Durães (Henrique Moreno) e Cristóvão Campos (Paulinho), entre outros.

Assiste a todos os episódios de Sara em https://www.rtp.pt/play/p4996/e475365/sara