Header Ads

Samuel Correia: "Poder escrever canções sem ser julgado, ajudou-me a conseguir desabafar"

Foto: Guilherme Capelo

No final de 2020, Samuel Correia lançou o seu primeiro EP, "Reticências", um trabalho que reúne seis temas originais e que o jovem músico promete fazer chegar aos palcos portugueses já no verão deste ano, com o Reticências Tour. Para além destes temas, a 26 de fevereiro de 2021 foi ainda lançado um novo single, Vazio, um dos novos temas do cantor de 16 anos que promete juntar-se a outros temas inéditos a surgir nos próximos meses. O Fantastic falou com Samuel Correia sobre este seu percurso no mundo das artes.

"A música marca um lugar muito importante na minha vida, fundamental até, há vários anos. Com 16 anos é uma responsabilidade muito grande dizer que é a cantar que quero viver para o resto da minha vida mas ainda assim, digo-o com uma grande dose de certeza. Se não seguisse música, provavelmente estaria em teatro ou em algo ligado ao cinema", começa por revelar o cantor ao Fantastic.

O seu primeiro projeto, "Reticências", é caracterizado por Samuel como "um trabalho muito autobiográfico e como uma espécie de carta de apresentação ao público", no qual fala de "temas como a saúde mental e as relações interpessoais, num tom um pouco melodramático que representa as vivências da vida de um adolescente". Apesar de ter apenas dezasseis anos, Samuel Correia desenvolveu uma depressão reativa e bipolar, marcada pelas variações acentuadas de humor. O cantor garante que a música foi um forte aliado para ajudar a ultrapassar esta fase.

Foto: Direitos Reservados

"A música tornou-se uma grande amiga para mim, e o facto de poder escrever canções sem ser julgado ou criticado, ajudou-me a conseguir desabafar. O piano podia não me ouvir mas as notas musicais respondiam-me e isso salvou-me", revela o músico. Para Samuel, a saúde mental é ainda um estigma, sobretudo junto dos mais jovens, embora concorde que "cada vez se tem falado mais sobre esta temática", mas não o suficiente para que o estigma fosse definitivamente quebrado. "Ainda sinto algum preconceito por parte de múltiplas gerações ao abordar este assunto que é tão importante", revela-nos.

"Cada vez mais pessoas sofrem de doenças de saúde mental e é tão ou mais fundamental cuida-las como alguém com cancro ou qualquer outra doença física. A depressão também mata. Acho que falta mais sensibilização e menos sensacionalismo e que mais pessoas, instruídas, falem sobre isto dentro do que é razoável para também não se banalizar este tema", acredita Samuel Correia.

Sobre o processo de criação dos seus temas, Samuel assume que "tudo acontece de uma forma muito natural", trabalhando maioritariamente no estúdio que tem em casa. "Escrevi sempre sobre experiências que tive no passado, como no caso da Perdido, ou que sobre o que estava a viver, como na 24 Horas", explica ao Fantastic. Este último tema foi, precisamente o seu single de lançamento, considerando-o por isso "muito importante" para si, uma vez que "fala de uma relação que acabou mas sem eu ter a certeza de que acabou, embora o tempo acabasse por me mostrar isso mesmo".


"Confesso que quando escrevi a 24 Horas jamais pensei que viesse a ser single e ou que ia sequer editá-la, na verdade", revela o cantor. "Quando acabei de escrever a música, comecei a produzi-la porque simplesmente precisava de me entreter e manter a minha mente ocupada. Só no fim de todo o processo de criação é que a mostrei a alguns amigos e aí percebi o potencial do tema que mais tarde vim a editar e é o meu maior sucesso, até à data", assegura Samuel Correia.

Para breve estão prometidas muitas novidades, nomeadamente uma tour de verão, que sucede ao lançamento do mais recente single, Vazio, que "fala acerca deste vazio fisico, mental e emocional que todos sentimos", um tema já disponível nas plataformas digitais desde 26 de fevereiro. "Em breve, chegarão novos temas mas para já não me consigo comprometer com uma data, a prioridade agora está em preparar a o verão com a Reticências Tour que para além das músicas do EP, incluirá originais novos e canções inéditas", conta também Samuel ao Fantastic.

Poderás acompanhar o trabalho de Samuel Correias nas suas redes sociais e ouvir os seus temas clicando aqui.