Header Ads

Porto e Lisboa recebem concertos-teste para decidir se há festivais de verão este ano

Direitos Reservados

É uma das medidas que pode resultar das conversas que tem decorrido entre o setor dos eventos musicais e o Ministério da Cultura.

Desde janeiro que as promotoras dos festivais de música têm tido encontros regulares com o Ministério da Cultura para propor novas medidas e averiguar a possibilidade e a viabilidade de os grandes eventos se realizarem já este ano.

Um dos planos é que Lisboa e Porto recebam “eventos-piloto”, concertos de média dimensão, e que vão funcionar como teste. Está previsto que estes eventos possam acontecer já em abril, mas estão completamente dependentes das datas do desconfinamento.

Está a ser ponderado pelo setor o modelo dos “festivais-bolha”, nos quais só podem participar pessoas que testem negativo à Covid-19, com ou sem vacina. Esta é uma medida semelhante à que tem sido tomada na aviação e que está também a ser pensada noutros países.

Com estes ‘eventos-piloto’ será possível avaliar o comportamento dos participantes e perceber qual é a lotação mais indicada, se é necessário exercer a obrigação de distanciamento físico ou o uso das máscaras de proteção. Não está ainda definido se serão lugares de pé ou sentados e não se sabe ainda se os testes à Covid-19 serão feitos no local ou alguns dias antes, como no caso das viagens de avião.

Segundo o Observador, o mais recente encontro do setor com o governo realizou-se no dia 4 de março.