“Histórias das Mulheres do Meu País”: Minissérie derivada de documentário de Raquel Freire estreia na RTP
Histórias das Mulheres do Meu País é o título da minissérie de três episódios que deriva da longa-metragem documental Mulheres do Meu País, lançada em 2019 por Raquel Freire. O trabalho de pesquisa da realizadora vai chegar ao pequeno ecrã num novo formato, explorando os vários testemunhos que construíram o filme. A estreia está agendada para o próximo dia 8 de março, em comemoração de Dia Internacional da Mulher, na antena da RTP. São mais de uma dezena de relatos que serão passados em revista para ver a partir das 22 horas e 45 minutos.
“Cada uma destas mulheres é um país em si. Para mim, estas são as mulheres do nosso país, no século XXI, tendo em conta os vários eixos de interseccionalidade, das opções, das emancipações, e de como é viver hoje em dia com todas as desigualdades e dificuldades e como é que é ultrapassá-las hoje neste território”, apresentou Raquel Freire em conversa com a Agência Lusa à época da estreia da longa-metragem que promove a igualdade de género e destaca o papel da mulher na sociedade através da histórias de várias figuras que vão desde a socióloga Maria do Mar Pereira até à rapper Mynda Guevara.
Com inspiração na obra literária As Mulheres do Meu País, lançado em 1948 por Maria Lamas, tanto o documentário quanto a minissérie que chega agora à televisão são fruto de uma pesquisa intensiva de Raquel Freire em conversas sobre como as 14 mulheres envolvidas no projeto conseguiram a sua emancipação e ultrapassaram as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. De um ângulo feminista, a obra reflete um olhar perante a igualdade e a liberdade para ver a partir de dia 8 de março na programação do canal estatal.
Comente esta notícia