Header Ads

“Exactamente Antunes” inaugura ciclo de teatro na RTP2 este sábado

A RTP2 continua a ser uma das principais montras para a cultura na televisão nacional, onde além do cinema ganha agora espaço o teatro, com mês inteiro de exibições em comemoração do Dia Mundial do Teatro. Este sábado, dia 6 de março, o canal estatal apresenta o espetáculo Exactamente Antunes, estreado originalmente em 2011 nas tábuas do Teatro Nacional São João, no Porto. Criado a partir do romance Nome da Guerra, da autoria de Almada Negreiros, a peça com encenação de Cristina Carvalhal e Nuno Carinhas chegará à antena do canal dois a partir das 22 horas e 8 minutos, com a duração de 1 hora e 50 minutos. 

Jacinto Lucas Pires é o autor que se debruça sobre a obra literária de Almada Negreiros para criar a narrativa de Exactamente Antunes. Um provinciano de 30 anos é o personagem que dá título à história, um homem que é deixado numa Lisboa frequentada por mulheres e homens vistosos, entregue à sua sorte à volta de questões existenciais que se vão desenrolando no decorrer da trama que chega agora aos ecrãs. Entre questões, vírgulas, pontos finais e exclamações, o texto viaja pela boémia da cidade, nos contrastes sociais com linhas de realismo, melodrama, farsa grega, e outros clássicos que moldam a prática do Teatro ao longo dos anos.


Jorge Mota assume o papel de Antunes, num elenco que inclui, também, João Castro, Mané Carvalho, Lígia Roque, Paulo Freixinho, Joana Carvalho, José Eduardo Silva e Paulo Moura Lopes. Com produção de Maria José Teixeira, sob a chancela do Teatro Nacional São João, a obra é uma das apostas do canal público para a promoção da cultura numa fase em que as salas de espetáculos continuam encerradas devido ao período de confinamento, direcionando as suas novas obras para versões digitais. Uma encenação de Cristina Carvalhal e Nuno Carinhas, que também foi o responsável pela cenografia e figurinos, com a realização de Pedro Filipe Marques, que chega este sábado, dia 6 de março, à antena da RTP2.