“O Teu Rosto Será o Último” é o próximo projeto de Luís Filipe Rocha
Adeus Pai, Cinzento e Negro, Camarate ou A Outra Margem são alguns dos títulos que compõem o currículo de sucessos de Luís Filipe Rocha. Nome incontornável do cinema nacional, o realizador e argumentista já trabalha na sua próxima longa-metragem, O Teu Rosto Será o Último, que adapta a obra literária com o mesmo título assinada por João Ricardo Pedro. O projeto é um desejo antigo do realizador, que em 2016 em entrevista ao Jornal de Negócios avançou que acreditava já não ter tempo útil para produzir a adaptação. Sob a alçada da Ukbar Filmes, a produção deverá arrancar ainda em 2021, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Duarte é o personagem central de uma história que acontece em três fases. Aos sete anos descobre-se que esta criança tem um talento inato para o piano. A partir deste ponto, o jovem vê-se obrigado a lidar com as expectativas da família, que depositam nele a pressão de que se torne num sucesso do mundo artístico, enquanto se dedica a aprimorar a sua vocação. Com um seio familiar complicado, Duarte vive numa luta interna para poder criar a sua própria história, enquanto no pano de fundo assistimos às mudanças progressivas de Portugal. A história atravessa grande parte do século XX com as mudanças na cultura e nas ideologias da sociedade a servirem de pano de fundo para o crescimento de Duarte e a sua emancipação no mundo das artes.
O filme conta com um dos maiores apoios do concurso lançado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual no ano passado, com um apoio de produção de 600 mil euros. O romance que serve de base à adaptação cinematográfica foi premiado em 2011 com um Prémio Leya e merece os mais rasgados elogios de Luís Filipe Rocha que o define como “fascinante”. Em declarações de 2016 ao Jornal de Negócios, o cineasta já abordava o projeto enquanto falava do estado da cultura nacional. “Há filmes que, do ponto de vista da produção, eu já não poderia fazer, como ‘Amor e Dedinhos de Pé’, ‘Sinais de Fogo’ e ‘Camarate’. Tenho um projecto que acho que já não vou conseguir fazer, é a adaptação de ‘O Teu Rosto Será o Último’, de João Ricardo Pedro. Mas isto é um dos mais velhos a falar”, afirmou à época.
Ainda não há calendário definido para o inicio da produção de O Teu Rosto Será o Último. Em 2021 Luís Filipe Rocha deverá ver chegar às salas de cinema Nothing Ever Happened, produção da Fado Filmes com realização de Gonçalo Galvão Teles, que teve todo o cronograma de lançamento alterado devido à pandemia do novo coronavírus. O cineasta assina o argumento que narra a história de uma família atingida por uma tragédia inesperada. Alba Baptista, Beatriz Batarda, Rui Morrison, Ana Moreira, Miguel Amorim e Bernardo Lobo Faria integram o elenco deste que é um dos últimos projetos do ator Filipe Duarte.
Comente esta notícia