Header Ads

“O Som Que Desce Na Terra” chega em 2021 às salas de cinema

Em 2021, Sérgio Graciano tem regresso agendado ao cinema nacional e em dose dupla. Depois de em 2020, já durante a pandemia, ter estreado A Impossibilidade de Estar Só, o realizador tem agendadas para este ano as películas Salgueiro Maia - O Implicado e O Som Que Desce Na Terra. Esta última, que trará Gabriela Barros como protagonista, trata-se de um drama tocante que tem a guerra do ultramar a servir de pano de fundo a uma história de amor. 

Maria da Luz é a figura central desta película. Nos anos setenta, esta mulher aguarda notícias do marido que defende a bandeira portuguesa na guerra do Ultramar e do qual não tem novidades. É o meio da solidão e angústia por não saber em que condições se encontra o seu amor, que Maria da Luz toma uma decisão que promete mudar a sua vida. No meio de uma Angola que está envolvida na guerra, esta mulher decide gravar mensagens de apoio de mães para filhos e esposas para maridos, servindo de conforto ao sofrimento provocado pelos danos colaterais da guerra. 

Na história, que não será, certamente, um conto de fadas, Maria da Luz avança nesta demanda com dois objetivos muito vincados. O primeiro será reencontrar o seu esposo, enquanto o segundo será a missão de acalmar a dor de todos aqueles a quem a guerra levou alguém. A jornada trará testemunhos que vão revolucionar a vida da mulher até que cumpre um dos seus objetivos: voltar a encontrar o seu marido. Porém, a realidade nem sempre é exatamente como esperamos e o ex-combatente não será a mesma pessoa de quem se despediu antes.

Com a produção da Caos Calmo Filmes e distribuição da Coyote Vadio, o argumento conta com a assinatura de Filipa Poppe e Joana Andrade, a mesma equipa responsável pela trama de A Impossibilidade de Estar Só. Gabriela Barros será Maria da Luz, num elenco que inclui nomes como José Condessa, Joaquim Horta, Lourenço Conde, Margarida Marinho, Guilherme Oliveira, Rita Tristão, Samuel Alves, Vicente Wallenstein, Joana Seixas, José Raposo, Tiago Retré, Catarina Couto, Gonçalo Carvalho, entre outros. 

Vê aqui o trailer de O Som Que Desce Na Terra, partilhado no YouTube: