Header Ads

Morreu a atriz Adelaide João

https://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/601a8e760cf289c41a91d77e/1024Foto: Direitos Reservados

Adelaide João morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, na Casa do Artista, em Lisboa. A atriz de 99 anos estava a residir na instituição e, segundo informação confirmada pela Agência Lusa, faleceu vítima de COVID-19. Conhecida no meio teatral como Lai lai, a atriz contou com uma longa carreira em cinema, teatro e televisão.

Nascida a 27 de julho de 1921, Maria da Glória Pereira Silva - que viria a adotar o nome artístico de Adelaide João - iniciou a sua carreira como atriz no grupo de teatro amador da Philips. Estudou no Conservatório Nacional e, em 1961, partiu para Paris para estudar teatro. Foi aí que trabalhou com várias companhias francesas, obtendo a carteira de atriz profissional naquele país.

Ao longo da sua carreira, integrou o elenco de peças como A Intrusa (do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck), A Castro (de António Ferreira), Eva e Madalena (de Ângelo César), O Consultório (de Augusto Sobral) ou A Rapariga do Bar (dirigida por Couto Viana), entre tantas outras. 

Depois de regressar de vez para Portugal em 1965, Adelaide João integrou a Companhia do Teatro Estúdio de Lisboa, dirigida por Helena Félix e Luzia Maria Martins, fazendo parte do elenco de peças filmadas para serem exibidas em televisão. O Teatro Experimental de Cascais, o Teatro Maria Matos, a Casa da Comédia, a Empresa Vasco Morgado ou O Bando foram algumas companhias com as quais trabalhou. 

Já no cinema, Os Gatos Não Têm Vertigens, de António-Pedro Vasconcelos, A mulher que acreditava ser presidente dos EUA, de João Botelho, A Estreia, de Frederico Corado, O processo do rei, de João Mário Grilo ou Amor de Perdição, de Manoel de Oliveira, foram apenas alguns dos filmes nos quais participou.

Em televisão, fez parte de projetos como Vila Faia, Origens, Chuva na Areia, Palavras Cruzadas ou Tudo Por Amor. Em 2004, gravou a sitcom Os Batanetes, exibida pela TVI, um formato de enorme sucesso que ainda hoje é emitido em reposição pelo canal e pelo qual a atriz ficou conhecida junto das gerações mais novas com o papel de D. Deolinda. O último trabalho de Adelaide João na televisão aconteceu em 2014, na série televisiva The Coffee Shop Series, emitida pela SIC Radical e pela RTP 2.