“Longe da Estrada”: Próximo filme de Hugo Vieira da Silva adapta Banda Desenhada francesa
Loin de La Route, a Banda Desenhada publicada em 2013 da autoria de Christophe Gaultier com ilustrações de Maximilien Lê Roy, serve de base a Longe da Estrada, a próxima longa-metragem de Hugo Vieira da Silva. O realizador de Posto Avançado do Progresso regressa às salas de cinema em formatos de longa duração, cinco anos depois do seu último projeto, numa adaptação livre da publicação francesa, onde vai cruzar o trabalho apresentado por Gaultier com uma leitura de vários textos da correspondência do poeta Victor Segalen.
A narrativa viaja até 1903, para nos fazer um retrato da vida do pintor Gauguin no Taiti. No arranque da história, o médico, poeta e artista Victor Segalen chega a Hiva-O, uma ilha do Taiti com o objetivo de conhecer o famoso e exilado artista Gauguin, contudo, por ironia do destino, aterra poucas semanas depois da morte desta figura. Empenhado em saber mais sobre a vida do homem que tanto o inspira, inicia uma cruzada de conhecimento sensorial, onde através de conversas com vários habitantes locais e de visitas a sítios onde o artista esteve, consegue traçar um retrato sobre Gauguin e criar uma profunda ligação com este homem, mesmo sem nunca se terem cruzado em vida.
Em fase de Pré-Produção, o projeto tem calendário de gravações previsto para os meses de agosto e setembro de 2021, com a Polinésia Francesa a servir de pano de fundo a esta história. A produção está ao cargo da Leopardo Filmes e conta com o financiamento do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Longe da Estrada será a quarta longa-metragem do autor, sucedendo a Body Rice, Swans e Posto Avançado do Progresso.
Comente esta notícia