Header Ads

“Campo de Sangue”: Livro de Dulce Maria Cardoso terá adaptação para Cinema


 
O caminho entre as páginas de um livro e versão cinematográfica está cada vez mais estreito no cinema nacional, para 2021 há mais obra literária a ganhar espaço nos calendários das salas de cinema. Campo de Sangue, o romance de estreia da autora Dulce Maria Cardoso, editado em 2002, fala-nos da sociedade sobre o ponto de vista de quatro mulheres que aguardam a sua vez de depor num caso de assassinato, numa fina linha de sociologia e relações humanas que caracteriza os trabalhos da escritora. Ainda sem data de estreia definida, depois de um adiamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, o projeto terá Carloto Cotta como um dos protagonistas e produção de Ana Pinhão Moura, sob a alçada da Actions Per Minute. 
 
No livro que será agora transposto para uma versão cinematográfica, Carloto Cotta dará vida a um homem cujo nome nunca é revelado, a quem todas as personagens se dirigem como Ele. Este protagonista está acusado de um assassinato brutal e aguarda julgamento enquanto na sala de espera da esquadra quatro mulheres muito diferentes que nunca antes se tinham cruzado aguardam a sua vez para prestar depoimentos. Todas elas têm interesses diferentes na história, com cada uma a servir de critica social à forma como a sociedade se comporta perante um crime. Temos Eva, a ex-mulher que se comporta como amante e que sempre sustentou este homem, a mãe, para quem ele inventou uma vida diferente da que levava, a senhoria, que se preocupa em lembrá-lo da renda todos os meses e que vê agora uma oportunidade de se tornar famosa, e uma mulher bonita que carrega na barriga o filho que este homem nunca quis ter.

Luís Mário Lopes estreia-se na escrita de longas-metragens depois de ter lançado a curta Não Esquecerás, em 2017, e cabe-lhe a responsabilidade de transpor para o guião o romance de Dulce Maria Cardoso. Depois do filme Duas Mulheres, lançado nos cinemas em 2009, João Mário Grilo volta a assumir a realização de projeto de ficção em Campo de Sangue, depois de vários documentários premiados. Teresa Madruga, Sara Carinhas, Suzana Borges e Fernanda Neves dão corpo às quatro mulheres centrais da história, ao lado do protagonista Carloto Cotta, e de um elenco que inclui, ainda, Luís Lucas, Heitor Lourenço, Alba Baptista, Henrique Gomes, Miguel Monteiro, Luísa Cruz, José Moura Ramos, Diogo Andrade e Adriano Luz. A película encontra-se em fase de pós-produção.