Header Ads

Teatro do Bairro leva Federico García Lorca até à casa dos espectadores

Foto: www.teatrodobairro.org

Bodas de Sangue é o último dos três espetáculos de Federico García Lorca que António Pires encena na Trilogia Dramática da Terra Espanhola. Depois de exibidas em streaming as duas primeiras partes, Yerma e A Destruição de Sodoma, a derradeira parte da Trilogia estreia agora na Sala Virtual do São Luiz. O espetáculo terá sessões de quarta a domingo, às 19h, até ao próximo dia 14 de março. 

A medida surge depois da implementação do novo confinamento, que impede a abertura de todas as salas de espetáculos, como medida de prevenção de contágio pelo novo coronavírus. Se adquirires um bilhete, poderás assistir uma vez ao espetáculo, a qualquer hora do dia. O bilhete tem o custo de 3 euros e pode ser comprado aqui.

A estreia da Trilogia estava prevista para 2020, contudo, o primeiro confinamento viria a adiar a primeira exibição de Yerma e A Destruição de Sodoma para 12 de janeiro de 2021, dia em que a primeira apresentação aconteceu presencialmente. O novo confinamento veio impedir a continuação da apresentação da primeira parte da Trilogia Dramática da Terra Espanhola, mas o Teatro do Bairro não perdeu tempo e decidiu exibir as peças na plataforma BOL.

"Em ano em que a companhia do Teatro do Bairro escolheu a Arquitectura como disciplina para estabelecer o diálogo entre o Teatro e as diversas artes, convidámos os arquitectos João Mendes Ribeiro, que há muito desenvolve um trabalho regular com a companhia, João Nunes e Iñaki Zoilo, e ainda Manuel Aires Mateus e Sia Arquitectura para pensarem os espaços cénicos desta Trilogia", explica a companhia na sua página oficial.

A encenação da peça está a cargo de António Pires e conta com interpretações de Alexandra Sargento, Carolina Campanela, Carolina Serrão, Francisco Vistas, Hugo Mestre Amaro, Jaime Baeta, João Barbosa, João Maria, Marina Albuquerque, Mariana Branco, Sofia Marques e Rita Durão. O texto de Federico Garcia Lorca conta com tradução de Orlando Vitorino e Azinhal Abelho (Yerma), Luís Lima Barreto (A Destruição de Sodoma) e Cecília Meireles (As Bodas de Sangue).