“Sombras Brancas” vai contar história de José Cardoso Pires no Cinema
Em 2018, Fernando Vendrell lançou Aparição, a adaptação cinematográfica da obra de Vergílio Ferreira, seguiu-se uma viagem na televisão, em 3 Mulheres da RTP, pela vida de Natália Correia, Snu Abecassis e Vera Lagoa. Agora, em 2021, o realizador regressa à sétima arte e continua com os trabalhos biográficos para apresentar ao grande público a história de José Cardoso Pires. A rodagem da película arrancou no final do ano passado, com Rui Morrison a encabeçar o elenco de Sombras Brancas, que conta com um argumento feito a partir do livro De Profundis, Valsa Lenta um dos trabalhos do autor que ao lado de José Saramago e António Lobo Antunes se tornou num dos mais reconhecidos talentos da escrita nacional.
“É uma biografia invulgar do escritor, referenciado muito o universo da escrita dele, até do universo visual, as amizades, as dificuldades que teve, a censura. Traço assim uma espécie de pórtico estranhíssimo. No filme, estamos na cabeça do escritor, onde memória, ficção e imaginário se misturam”, avança Fernando Vendrell à agência Lusa, levantando um pouco do véu sobre o que podemos esperar da longa-metragem que terá Lisboa, Caldas da Rainha, Barreiro e Almada como pano de fundo para o que se pretende ser um relato da visão do artista do neo-realismo português que na sua história de vida se envolveu na oposição ao governo antes do 25 de abril de 1974 e que tem em Hemingway uma das principais influências.
Com produção da David&Golias, Sombras Brancas pretende estrear-se nas salas de cinema em 2021, transcendo no texto uma parelha formada pela produtor e realizador Fernando Vendrell com Rui Cardoso Martins, que recentemente assinou a série Sul para a RTP. Ao lado do protagonista Rui Morrison, estarão nomes bem conhecidos da indústria cinematográfica nacional. Raquel Rocha Vieira e Irís Cayatte darão vida às filhas de José Cardoso Pires, num elenco que inclui ainda Ana Lopes como Edite, mulher do escritor, Maria João Bastos, Soraia Chaves, Gonçalo Waddington, Cleia Almeida, Miguel Damião, Sandra Faleiro, António Fonseca, Margarida Moreira, Inês Sá Frias, João Craveiro e Pedro Diogo, entre outros.
Comente esta notícia