Morreu o ator Licínio França
Morreu Licínio França, ator que ficou conhecido do grande público sobretudo pelos seus papéis no teatro e na televisão. A confirmação do falecimento foi dada pela filha Joana França e a ex-companheira Noémia Costa este sábado à noite nas redes sociais. O ator tinha 67 anos e sofria de Alzheimer, doença que havia sido diagnosticada em 2011.
Da sua longa carreira, fazem parte alguns papéis em programas televisivos que marcaram uma geração, como é o caso de Eu Show Nico, em 1988, onde trabalhou ao lado de Nicolau Breyner, ou Fábrica das Anedotas, em 2002, produção protagonizada por Fernando Mendes. Do seu currículo fazem ainda parte pequenas participações em muitos formatos televisivos, mas foi como Evaristo em Filha do Mar, telenovela exibida pela TVI em 2001, que ganhou um maior destaque.
Licínio França popularizou-se como cantor na década de 1970 e, para além de ter participado em concursos e de ter gravado vários temas, formou o Duo Big Ben com a ex-mulher Noémia Costa. Em 1988, cegaram a vencer o Festival da Canção de Lisboa, com o tema Lisboa Nunca Esquece.
Depois de se separar de Noémia Costa, Licínio viveu uma fase mais conturbada da sua vida, durante a qual não surgiram oportunidades de trabalho. Foi nessa altura que se gerou uma onda de solidariedade, levada a cabo por Manuel Luís Goucha e pelo programa Você na TV!, que permitiu ao ator regressa à televisão, na telenovela Flor do Mar, o último da sua vida.
Num comunicado emitido este domingo de manhã, a ministra da Cultura lamentou profundamente a morte do ator, cantor e compositor, “figura marcante dos ecrãs portugueses”. “Nas personagens a que deu vida, tal como nas músicas que compôs, Licínio França foi sempre um autor e intérprete comprometido com a criação artística”, salientou Graça Fonseca.
Comente esta notícia