Header Ads

"Esta Manhã": Novo formato de 'infotainment' estreia a 1 de fevereiro na TVI

https://i0.wp.com/espalhafactos.com/wp-content/uploads/2021/01/esta-manha-equipa.jpgFoto: Direitos Reservados

Já é conhecido o nome e a data de estreia do novo programa das manhãs da TVI. Esta Manhãs é o formato que mistura a informação e o entretenimento que tem estreia marcada para o próximo dia 1 de fevereiro às 7h. O programa contará com um vasto leque de apresentadores, nomeadamente Sara Sousa Pinto e Nuno Eiró, as caras centrais. A eles, juntam-se Pedro Carvalhas e Iva Domingues, assim como a jornalista Susana Pinto, que terá uma rubrica no novo formato da estação.

A atualização informativa, que até agora era assegurada pelo Diário da Manhã, assume agora um formato mais curto, da responsabilidade de Pedro Carvalhas. Iva Domingues irá focar-se nas notícias internacionais e no que se passa nas redes sociais, enquanto Susana Pinto vai andar pelo país em reportagem a mostrar as histórias e a gastronomia das gentes de Portugal.

A ideia de Esta Manhã é que "a informação continue a ser dada, mas de uma forma mais leve e o mais próxima possível", cita o site Espalha Factos. Para além das notícias que marcam a atualidade, o programa contará com a atualização da informação relacionada com  a meteorologia e o trânsito, tendo ainda espaço para "entrevistas e até mesmo para cozinhar", avança o mesmo site.

Anselmo Crespo, diretor de informação da TVI, destacou aos jornalistas o facto de o Esta Manhã ser emitido num horário tradicionalmente de informação, mas afirmou que “tudo o vai distinguir, quer dos noticiários, quer dos formatos de daytime”, uma vez qu os conteúdos serão adaptados ao registo do formato.

Para o Nuno Eiró, o novo desafio na estação de Queluz de Baixo é o realizar de um sonho. "O maior desafio é quando nos propõem fazer aquilo que queremos. A partir daqui não há desculpas. Essa é a responsabilidade maior: eu pedi", contou o apresentador ao Sapo Mag. "Não houve conversa de convencer, a Cristina é absolutamente pragmática, com ela não há cinzentos. Não é uma questão de queres ou não queres é mais: 'é isto... ou vamos a jogo ou não vamos a jogo'", explicou aos jornalistas.

Já Cristina Ferreira, acredita que a TVI é a estação que, desde sempre, teve a melhor fusão entre entretenimento e informação. "Nós somos a estação com galas em que havia partilha entre informação e entretenimento e que não se via na altura. Somos a estação que nunca teve medo de juntar as duas direções, ninguém tem medo do ridículo nem da brincadeira que se possa fazer entre as duas coisas. Não se é menor por ser apresentar um programa de entretenimento, nem se é maior por se ser pivô de informação. Estamos lado a lado e é isso que vamos continuar a fazer", defendeu a diretora de Entretenimento e Ficção.

Esta Manhã estreia no primeiro dia de fevereiro e vai para o ar de segunda a sexta, das 7h às 10h, antecedendo o programa Dois às Dez. O objetivo do formato é combater os informativos Bom Dia Portugal e Diário da Manhã, da RTP e SIC, respetivamente, fazendo ainda frente ao Alô Portugal, também da SIC, que desde o início de janeiro vai para o ar às 8h30.