Header Ads

Canal Q exibe curtas-metragens de Gonçalo Loureiro esta terça-feira


Esta terça-feira, dia 12 de janeiro, o Canal Q preparou uma sessão especial com a exibição de duas curtas-metragens do realizador Gonçalo Loureiro. A partir das 23h40, o canal exibe Marasmo e Sheila, dois filmes premiados. A rubrica de cinema do Canal Q acontece em parceria com o Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Marasmo é uma história protagonizada por um pai, uma mãe e uma filha, onde se acompanha uma apatia familiar, uma falta de afecto e uma distância que deixa estas três personagens num estado de indiferença. José é um camionista de longo curso e o trabalho afasta-o de casa e dos elementos da sua família, até ao ponto em que só sente indiferença por eles.

O pai vive insatisfeito e em viagem, a mãe envolve-se nas dinâmicas da casa e da filha sem grande entusiasmo, e a adolescente dedica-se aos seus treinos de natação sincronizada, mantendo uma relação de proximidade com a mãe.
Há uma funcionalidade nestas vivências que são registadas de forma fragmentada, numa dinâmica narrativa que os acompanha em quadros e momentos desligados. Ana Vilaça, Ângela Marques, Carlos Sebastião e Inês Matos são os protagonistas deste filme.


Logo depois, vai para o ar Sheila, um filme que é caracterizado como "uma espécie de testemunho geracional de uma juventude egocêntrica e fútil, que sobrevive apenas de e nas aparências, numa sociedade cada vez mais consumista e descartável". A curta começa precisamente com imagens em registo selfie, de uma adolescente, de nome Priscila, no seu quarto a seduzir alguém em frente ao seu computador pessoal. As selfies voltarão a dominar a tela num ponto de viragem na narrativa, mediando um momento de momentânea e ilusória felicidade que mudará a vida de Priscila. 
 
Num registo entre o realista e o performático, Sheila é um filme que aborda as dores do crescimento, concretamente a transição da adolescência para a idade adulta, que criam ambiências sonoras e visuais muito singulares. Ana Vilaça e João Cravo Cardoso são os protagonistas.