Header Ads

Alba Baptista é um dos dez talentos em ascensão na seleção do “European Shooting Stars”

Aos 23 anos, Alba Baptista continua a marcar passos numa carreira de sucesso. A atriz nacional é um dos dez talentos selecionados pela iniciativa European Shooting Stars, uma das principais mostras de talento europeu que já lançou dezenas de atores para papéis de sucesso em todo o mundo. Pela primeira vez em formato inteiramente online, o programa que junta algumas das novas estrelas em ascensão com diretores de casting de grandes produções acontece entre os dias 23 e 25 de fevereiro. A European Film Promotion é a organização responsável pela seleção dos dez maiores destaques jovens de 2021, que terão no evento a possibilidade de ganharem uma maior projeção internacional. A aventura está integrada no calendário da 71ª edição da Berlinale, o mais importante festival de cinema da Alemanha.

Em entrevista ao Cartaz Cultural, da SIC Notícias, Alba Baptista não nega o peso da responsabilidade e destaca a exigência do processo. “Na verdade só se pode concorrer uma vez na vida ao Shotting Stars, então é uma pressão enorme. Os requerimentos que eles têm na lista são entre já ter uma carreira fundamental em cinema em Portugal, como já ter sido protagonista de um projeto internacional, ter sido nomeada para um prémio, já ter estreado enquanto protagonista nos cinemas nacionais... Portanto, tem alguns fatores ali que têm de ser estratégicos no ano em que decidimos concorrer”, revela a atriz, que aos 15 anos se estreou na curta-metragem Miami, do realizador Simão Cayatte.

O júri responsável pela escolha dos dez talentos que compõem a lista deste ano é constituído pela Diretora de Casting do Estados Unidos, Cassandra Han, o produtor dinamarquês René Ezra e Antonieta Kastrati, realizadora do Kosovo. Em declarações ao site oficial da European Film Promotion, destacam que a escolha de Alba Baptista se prende com o seu “natural sentido de humor, que é, inesperadamente, forte” além de avançar com um voto de confiança para o futuro da interprete, que consideram ter “claramente, um gigantesco potencial de estrela”. Para a indicação, ajudou o sucesso da atriz no papel de protagonista em Warrior Nun, da Netflix.

No papel de Ava, Alba Baptista é a personagem central da adaptação para o streaming da série de Banda Desenhada, Warrior Nun Areala. Por época da estreia da série na plataforma, o Fantastic falou com a atriz que descreveu a experiência como “inesquecível”, nesta que foi a sua primeira aventura internacional. É uma série única e imaginativa, pois não depende a apenas um género. Tem um conteúdo vasto que viaja por momentos de ação, sci-fi, fantasia e ficção adulta”, avançou, garantindo que o ambiente no set de gravações foi fantástico. “É muito gratificante trabalhar num ambiente onde cada departamento, artístico ou técnico, fosse igualmente respeitado e admirado”, salienta a jovem que em maio vai regressar às filmagens de Warrior Nun para uma segunda temporada.

Ao lado de Alba Baptista no grupo de destaques da representação do European Shotting Stars estão Seidi Haarla, da Finlândia conhecida pelo seu papel no drama Compartment No 6, o francês Nicolas Maury, protagonista da longa-metragem Garçon Chiffron que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes em 2020, Albrecht Schuch, que no currículo conta com a longa-metragem protagonizada por Welket Bungué, Berlin Alexanderplatz, Natasa Stork da Hungria, que deu vida a Vizy no romance Felkészülés Meghatározatlan Ideig Tartó Együttlétre, Fionn O’Shea, que integrou o elenco de Normal People da HBO, Žygimantė Elena Jakštaitė, estrela de Runner que estreia nas salas de cinema em 2021, Martjin Lakemeier, da minissérie Doodstil, Sara Klimoska, que será um dos destaques em Lena and Vladimir, além de Gustav Lindh, conhecido pelo seu papel em Dronningen.

O European Shotting Stars arranca dia 23 com uma conferência de imprensa online que junta cerca de 80 jornalistas de todo o mundo, seguindo depois para o processo de reconhecimento, em que cada artista selecionado vai reunir com vários diretores de casting e produtores que procuram protagonistas para os seus próximos projetos. A iniciativa marcou o lançamento de carreiras de caras tão conhecidas como Carey Mulligan, Alícia Vikander, Maisie Williams, Louis Hofmann, George MacKay ou Matilda de Angelis. Reconhecida dentro da industria do cinema, a seleção é uma das maiores mostras de talento europeu com inúmeros casos de sucesso que podem ser visto em todo o mundo, na Netflix ou nas grandes produções de Hollywood.

Em 2021, prevê-se que Alba Baptista regresse às salas de cinema nacionais com Nothing Ever Happened de Gonçalo Galvão Teles, L’Enfant da realizadora francesa Marguerite de Hillerin, Dulcineia que tem a assinatura de Artur Serra Araújo, e Campo de Sangue, a nova longa-metragem de João Mário Grilo. Lá fora deverá repetir a parceria com Joaquim D’Almeida em Anatomy of The Sun. A atriz pode ser vista de segunda a sexta-feira na repetição da série Filha da Lei, na RTP, e é uma das protagonistas de Leviano, película da Promenade que está disponível no catálogo da HBO Portugal.