Header Ads

"Partida", de Caco Ciocler, vence competição internacional do Porto/Post/Doc

Foto: Direitos Reservados | Neste filme o veículo foi transformado numa personagem que carrega as histórias, se desloca e se transforma.

O filme Partida, do brasileiro Caco Ciocler, foi o vencedor do Grande Prémio Vicente Pinto de Abreu para melhor obra da competição internacional do festival Porto/Post/Doc, que anunciou os palmarés da edição deste ano no passado  dia 27 de novembro.

A ação de Partida passa-se num autocarro com destino ao Uruguai, onde está uma uma atriz que decide concorrer à Presidência da República depois do resultado da última eleição no Brasil. Junta-se então a um grupo no mínimo inusitada para conhecer a sua maior inspiração, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. Apesar da simplicidade contida na viagem ao rumo ao país vizinho, o filme aborda conceitos como utopia, capitalismo, presidencialismo e polarização, num misto entre ficção e realidade. Partida fez a sua estreia em Portugal no Porto/Post/Doc.

Ainda entre os premiados esteve o filme A Nossa Terra, O Nosso Altar, de André Guiomar, que venceu o Prémio Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro, para melhor realizador da Competição Internacional entre autores emergentes, enquanto Êxtase, de Moara Passoni, recebeu o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores – Cinema Falado, para melhor filme em língua portuguesa.

Nove obras competiram na secção internacional, oriundas de Portugal, França, África do Sul, Laos, Espanha, Israel, Brasil, México, Argentina e Iraque. Fizeram parte do júri os professores, investigadores, curadores e cineastas António Preto, Erika Balsom e Ramiro Ledo Cordeiro, na competição internacional, e Eduarda Neves, Inês Moreira e Sérgio Dias Branco, na secção Cinema Falado.

Podes assistir ao trailer do filme Partida aqui: