Header Ads

Inês Sá Frias regressa à realização com “Nem a Gente Janta”

Conhecemo-la à frente das câmaras, com papéis de destaque em Mulheres, da TVI, ou Os Filhos do Rock, da RTP. Porém, na realização, Inês Sá Frias conseguiu arrecadar um prémio com o seu primeiro documentário, Em Lugar Algum, de 2018. Três anos depois, a atriz regressa com um novo trabalho produzido pela Promenade, com estreia agendada para 2021 na RTP Play, com a chancela da RTP Lab. Nem a Gente Janta traz para o ecrã um pouco da história de vida da artista, com um argumento que mistura a ficção e a experiência autobiográfica na construção de sete episódios.

Sobre esta nova história, Inês Sá Frias revela que «partiu de uma vontade de homenagear o meu pai Fernando e o meu avô Filipe. Onze anos depois da morte do meu pai, e dois anos depois da morte do meu avô, vivo em harmonia com ambas as perdas, mas em constante procura de não os esquecer, seja através de fotografias e conversas familiares — uma mistura de saudade com admiração e uma pitada de arrepio», adianta a artista levou para casa o Grande Prémio no Festival YMotion com o seu primeiro documentário, lançado no mesmo ano em que estreou a curta-metragem Anywhere in Between.

Na trama, a realizadora assume o papel de protagonista, com uma releitura ficcionada da própria história de vida. A Inês de Nem a Gente Janta foi despejada pela senhoria e vê-se a braços com o avançar estado de demência do avô, enquanto lida com a própria solidão. Contudo, mesmo quando tudo parece estar às avessas o amor surge na vida da jovem rapariga, num lugar no mínimo inusitado. Durante as visitas ao lar que acolheu o avô Filipe, a rapariga acaba por se apaixonar por um dos enfermeiros que presta cuidados ao patriarca da família. É este o gatilho que dá forças a Inês para se reconstruir e lutar por disfrutar ao máximo da vida com o seu ente querido. 

Da mesma produtora que lançou #CasaDoCais e Leviano, Nem a Gente Janta junta-se à série 5Starz e à longa-metragem Amo-te Imenso, entre as principais apostas da Promenade para o ano de 2021. As gravações da trama inspirada em facto reais, da autoria de Inês Sá Frias, deverão arrancar ainda no primeiro trimestre do novo ano com a promessa de ser exibida no serviço de streaming da estação pública, a RTP Play. A plataforma tem servido de rampa de lançamento a um vasto números de novos talentos das várias vertentes do audiovisual e reafirma a promessa de manter este papel em 2021. Para já, conta com várias séries e documentários em pré-produção para reforçarem o catálogo durante o primeiro semestre, cujos títulos serão revelados em breve.