Header Ads

Fantastic elege os 15 Melhores Filmes de 2020

 
Com o ano de 2020 a chegar ao fim, a equipa do Fantastic faz um balanço dos melhores filmes estreados em Portugal, tanto no grande ecrã como nos serviços de streaming, onde as grandes apostas cinematográficas são cada vez mais e melhores. Num ano atípico devido à pandemia, onde os adiamentos das várias estreias foram sucessivos, várias foram as obras que, ainda assim, se conseguiram destacar.

Das várias películas que chegaram ao nosso país, seleccionámos as que consideramos serem as melhores do ano. Esta foi a escolha da equipa do Fantastic, numa lista, sem ordem de preferências, da qual fazem parte quinze obras cinematográficas.

A Fall From Grace 

A Fall from Grace conta-nos a história de Grace Waters (Crystal Fox), uma mulher divorciada que vive sozinha há vários anos. Apesar de ter uma vida estável financeiramente, a nível emocional o mesmo não acontece. O filho casou recentemente, o ex-marido vive uma vida de sonho com a secretária que passou de amante a esposa. O amor parece sorrir a toda a gente menos a Grace, que se sente sozinha e carente. É então que aparece Shannon (Mehcad Brooks), um homem que, apesar de ser um homem mais novo e atlético, o que lhe permitiria procurar uma mulher mais dentro da sua faixa etária, se apaixona perdidamente por Grace. O romance perfeito acaba, no entanto, quando Grace é acusada de matá-lo. E agora, cabe à advogada novata e inexperiente compreender esta acusação. 

O filme, que chegou ao catálogo da Netflix a 3 de janeiro, revelou-se emocionante, incómodo, perturbador e imprevisível, que provoca ao espectador um desconforto extremo na primeira parte, conduzindo-o depois ao longo de uma segunda parte onde nada é o que parece.


Borat 
Subsequent Moviefilm

Depois do sucesso do primeiro filme em 2006, Borat regressou em 2020, com um novo mocumentário onde tudo é possível - e os limites são quase inexistentes. Realizado por Jason Woliner, o filme é protagonizado por Sacha Baron, que volta a interpretar o repórter fictício, ao qual se junta Maria Bakaloya, no papel de Tutar, a sua filha que é oferecida coo noiva ao vice-presidente Mike Pence. A longa-metragem foi lançada na Amazon Prime Video em outubro de 2020 e o filme tem recebido elogios da crítica pelo desempenho das duas personagens principais, assim como a crítica à cultura americana presente no filme.


Da 5 Bloods: Irmãos de Armas

Da 5 Bloods: Irmãos de Armas é um filme de guerra dirigido por Spike Lee e produzido por Jon Kilik, Beatriz Levin e Lloyd Levin. A película relata a história de um grupo de quatro veteranos da guerra do Vietname, todos afro-americanos, que se reúnem para regressarem ao país asiático. A viagem tem dois objetivos: recuperar os restos mortais do seu antigo líder (o quinto “blood”, do título) e um tesouro que deixaram enterrado na selva, uma arca cheia de barras de ouro que iriam servir de pagamento aos vietnamitas que lutavam ao lado dos americanos. Esta jornada, além de nostálgica, é também perturbadora, obrigando os veteranos a confrontarem-se com os seus velhos traumas, e mesmo com as pessoas que os seus amigos acabaram por se tornar. Lançado mundialmente pela Netflix a 12 de junho, é um dos filmes mais caros de Lee e também o penúltimo filme da carreira do ator Chadwick Boseman.

 

Enola Holmes

Enola Holmes é um mistério baseado na série literária de Nancy Springer, dirigido por Harry Bradbeer e escrito por Jack Thorne, que conta a história de Enola Holmes, a irmã de Sherlock Holmes. Quando a mãe desaparece no seu 16º aniversário, Enola procura a ajuda dos irmãos mais velhos para encontra-la. Mas rapidamente percebe que os irmãos estão mais interessados em mandá-la para um colégio interno do que em resolver o caso, o que a leva a fugir para Londres para procurar a mãe. Encontrando diversos personagens memoráveis pelo caminho, Enola encontra-se no meio de uma conspiração que pode alterar o rumo da história política. O filme, que foi um sucesso na Netflix, motivou um processo da família de Arthur Conan Doyle à plataforma de streaming, por violação de direitos de autor, situação que chegou a por em causa o lançamento da película. 

 [Lê a crítica de Ricardo Neto Ramos no "Coming Up" dedicado ao filme, clicando aqui]


Eurovision Song Contest: Fire Saga

Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga é uma comédia americana dirigida por David Dobkin e escrito por Andrew Steele e Will Ferrell que integra também o elenco, juntamente com nomes como Rachel McAdams, Pierce Brosnan, Dan Stevens e Demi Lovato. O filme segue os cantores islandeses Lars Erickssong e Sigrit Ericksdottir e a sua oportunidade de representar o seu país no Festival Eurovisão da Canção. A banda sonora do filme, que conta, entre outros temas, com a canção dos irmãos Salvador Luísa Sobral “Amar Pelos Dois” e com o tema “In The Mirror” de Demi Lovato, está nomeada para a categoria Melhor Banda Sonora para um Meio Visual.

 

Mank

Mank acompanha o esforço de Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) para escrever o roteiro do conhecido filme “Cidadão Kane” a mando do prodígio Orson Welles (Tom Burke), que prepara a sua grande estreia em Hollywood. Lutando contra o alcoolismo, Mank vai se lembrando de períodos de sua vida que trarão inspiração para o texto, como a turbulenta eleição para governador em 1934 e sua relação com o magnata da imprensa, William Randolph Hearst (Charles Dance). O drama biográfico a preto e branco dirigido e produzido por David Fincher, foi escrito pelo seu pai, Jack Fincher, nos anos 90. Protagonizado por Gary Oldman, Amanda Seyfried, Tom Pelphrey, Lily Collins, Arliss Howard, Tuppence Middleton, Tom Burke e Charles Dance, o filme aborda o lado negro de Hollywood nos anos 1930 e 1940. 

[Lê a crítica de Ricardo Neto Ramos no "Coming Up" dedicado ao filme, clicando aqui]

https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/03/Mosquito-Zacarias-vai-%C3%A0-guerra-004-1600x670.jpg Mosquito

Chama-se Mosquito e é um dos destaques do ano no cinema português. Protagonizado por João Nunes Monteiro, Sebastian Jehkul, Filipe Duarte e Josefina Massango, o filme conta a história de Zacarias, um jovem português sedento por viver grandes aventuras heróicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o soldado vê-se deixado para trás pelo seu pelotão e parte numa longa odisseia mato adentro, à procura da guerra e dos seus sonhos de glória. No seu currículo conta a presença em inúmeros festivais, com a nomeação aos Prémios Goya 2021 (candidato português) e com a pré-nomeação nacional como candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares 2021. 
 

O Apelo Selvagem

A vida de Buck, um cão de raça São Bernardo, muda para sempre quando é retirado da sua família da Califórnia (EUA), e enviado para as florestas do Yukon, no Canadá, durante a frenética corrida ao ouro em 1890. Apesar do terror dos primeiros tempos e das dificuldades em adaptar-se à vida selvagem, o seu destino cruza-se com John Thornton (Harrison Ford), um mineiro que se tornará o seu melhor amigo e que lhe vai mostrar um novo sentido para a vida. O filme de aventura baseia-se no romance escrito em 1903 por Jack London, contando com a realização de Chris Sanders (conhecido pelos filmes de animação "Lilo & Stitch" e "Como Treinares o Teu Dragão") e com o guião de Michael Green. Para além de Harrison Ford, o elenco inclui Omar Sy, Dan Stevens, Karen Gillan, Bradley Whitford e Colin Woodell. Com o lançamento programado originalmente para o natal de 2019, acabou por ser lançado apenas em fevereiro de 2020 devido à aquisição da Fox pela Disney.

 https://thumbs.web.sapo.io/?W=1200&H=627&delay_optim=1&tv=1&crop=center&epic=NzQ3xybtBHXKbrVANGoh/hA2TS0A14rK7cH8EVedU4w85xYq8hq+oESSQlMsZJwe8a8GuWw0RzXDGIsCtSVNh80o6z4diUuITZ8b4YzvIJfTF8Y=&.jpg

Listen

Listen é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa e é inspirado num drama real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante os sistemas social e judicial britânicos. Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. O filme teve estreia mundial em setembro, no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, onde a realizadora portuguesa venceu seis prémios, entre os quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição "Horizontes". Mais tarde, a película, que foi inicialmente indicada como o representante português à pré-nomeação aos Oscars 2021, não foi considerada elegível pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), uma vez que é falada maioritariamente em inglês.
 

https://www.comunidadeculturaearte.com/wp-content/uploads/2019/09/%E2%80%9CPatrick%E2%80%9D-de-Gon%C3%A7alo-Waddington-4.jpg

Patrick

A primeira longa-metragem realizada pelo encenador, dramaturgo, argumentista, realizador e ator Gonçalo Waddington marca definitivamente o ano de 2020, pela abordagem de assuntos fortes como o rapto, o tráfico sexual de crianças, a pedofilia ou a desagregação familiar. A história segue Patrick um jovem de 20 anos que vive em Paris com o namorado, um homem mais velho com quem mantém uma relação de dependência. A vida dele é uma sucessão de festas, drogas e sexo. Um dia, depois de se envolver num desacato, é preso. Na esquadra, a polícia dá-se conta de que Patrick é, afinal, Mário, um rapaz português desaparecido há 12 anos. Essa constatação faz com que lhe permitam voltar para a vila da Sertã, em Portugal, onde vive a família. A produção portuguesa esteve em competição no Festival de Cinema de San Sebastián, contando com Hugo Fernandes, Alba Baptista, Lydie Barbara, Teresa Sobral, Adriano Carvalho e Carla Maciel no elenco. 
 

https://images.impresa.pt/sicnot/2020-06-05-thumbnail_RETRATO-DA-RAPARIGA.jpg-1/originalRetrato da Rapariga em Chamas

O filme francês escrito e realizado por Céline Sciamma chegou aos cinemas portugueses em março deste ano. A história passa-se em França, nos finais do século XVIII, e acompanha Marianne (Noémie Merlant), que tem como tarefa fazer um retrato de Héloïse (Adèle Haenel), uma jovem aristocrata acabada de sair do convento. A pintura será posteriormente oferecida ao homem a quem ela foi prometida. Inconformada com um casamento que não deseja, Héloïse recusa-se a posar. Por esse motivo, Marianne finge ser sua dama de companhia, absorvendo cada detalhe durante o dia. À noite, em segredo, vai construindo a imagem que retém da jovem noiva. Esses momentos vão criar uma forte intimidade entre as duas, cuja proximidade forçada acaba por se transformar em amor. O filme foi um dos destaques da competição no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o prémio de Melhor Argumento e a Queer Palm. 

 https://observatoriodocinema.uol.com.br/wp-content/uploads/2020/12/soul-disney.jpgSoul

Estreou no final do ano, a 25 de dezembro, mas tornou-se de imediato um dos filmes mais aclamados do ano. A animação da Pixar, que viu a sua estreia nas salas cancelada e que passou diretamente para o serviço de streaming da Disney +, é uma comédia com assinatura de Pete Docter, responsável por sucessos como "Monstros e Companhia", "Up - Altamente" e "Divertida-mente", assim como do estreante Kemp Powers. Na história, o grande objectivo da vida de Joe Gardner, um professor de música apaixonado por jazz, era actuar num conhecido bar de Nova Iorque. Quando, após uma audição, consegue impressionar a banda residente e é convidado para tocar com eles, Joe não cabe em si de contente. Mas tudo cai por terra quando sofre um acidente grave que o transporta para o Grande Além. Completamente frustrado por não poder continuar a sua pacata vida – especialmente agora que estava prestes a concretizar um grande sonho –, resolve fugir. É assim que vai parar à secção da Grande Antevida, onde almas jovens desenvolvem personalidades próprias para poderem encarnar bebés antes do nascimento. Na versão original, as vozes pertencem aos actores Jamie Foxx, Tina Fey, Daveed Diggs, Questlove, Phylicia Rashad e Angela Bassett. 
  
[Lê a crítica de Ricardo Neto Ramos no "Coming Up" dedicado ao filme, clicando aqui]

https://media.vanityfair.com/photos/5eb96138e5fb81596429fee5/7:3/w_2995,h_1283,c_limit/ChristopherNolan-TenetMovie-2020.jpgTenet

Depois de sucessivos adiamentos, Tenet estreou nas salas de cinema em Portugal no final do Verão. Neste filme, Christopher Nolan regressa com uma história que sucede a Interstellar e Dunkirk e que parece revisitar o "ethos" de Inception. A premissa do guião é a seguinte: o protagonista (John David Washington) é um agente que trabalha para uma organização chamada Tenet e é encarregue de impedir que a III Guerra Mundial aconteça. Para isso, vai usar uma manobra singular: não a viagem no tempo, mas a inversão do tempo. O elenco conta ainda com Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Dimple Kapadia e Mélanie Laurent, bem como colaboradores anteriores de Nolan como Michael Caine ou Kenneth Branagh.Apesar de dividir a crítica e os fãs do realizador, esta será sem dúvida uma das obras mais esperadas e vistas do ano nos cinemas de todo o mundo.

https://sm.ign.com/t/ign_za/review/n/netflixs-t/netflixs-the-devil-all-the-time-review_52sj.1024.jpgThe Devil All The Time

The Devil All the Time estreou na Netflix e trata-se de um dos filmes mais bem recebidos pelo público em 2020. O thriller de terror americano realizado por Antonio Campos é baseado no romance de 2011 com o mesmo nome escrito por Donald Ray Pollock. Tom Holland, Bill Skarsgård, Riley Keough, Jason Clarke, Sebastian Stan, Haley Bennett, Eliza Scanlen, Mia Wasikowska e Robert Pattinson são os protagonistas de uma história que se passa no sul de Ohio e da Virginia Ocidental, na parte rural das cidades. The Devil All the Time narra a história de personagens bizarras surgidas no final da Segunda Guerra Mundial, nos anos 60. 

[Lê a crítica de Ricardo Neto Ramos no "Coming Up" dedicado ao filme, clicando aqui]

https://images.justwatch.com/backdrop/202610573/s1440/tudo-acaba-agoraTudo Acaba Agora

Quem assiste a Tudo Acaba Agora achará, certamente, que este é um dos filmes mais desconcertantes do ano. Nesta película estreada na Netflix, nada é o que parece quando uma mulher vai com o novo namorado, em relação ao qual tem algumas reservas, para a quinta remota dos pais dele. Protagonizado por Jessie Buckley,Jesse Plemons e Toni Collette, o filme realizado por Charlie Kaufman leva-nos numa viagem narrativa em que toda a atenção é pouca e a narrativa não pode - nem deve - ser vista como algo linear. Com uma complexidade rebuscada, Tudo Acaba Agora pode ser vista como uma grande metáfora, que não irá agradar a gregos e a troianos, mas que dificilmente deixar os espectadores indiferentes.


Lista de filmes baseada nas escolhas de André Pereira, Fernando Conceição, Joana Sousa, 
João Xarope, Marta Segão, Pedro Abreu e Ricardo Neto