Header Ads

"Crónica dos Bons Malandros" é a estreia de uma série da RTP com melhor audiência desde 2015

Estreou esta quarta-feira, dia 2 de dezembro, a versão televisiva de Crónica dos Bons Malandros, adaptada a partir da obra homónima de Mário Zambujal. O primeiro episódio, emitido pelas 21h00, registou uma audiência de 6,9% e chegou aos 12,9% de share, o que corresponde aproximadamente a 665 mil espectadores em média. O resultado faz com que esta seja a estreia de uma série da RTP mais vista nos últimos anos.

À mesma hora, a SIC e a TVI emitiam a segunda parte dos informativos da noite. Crónica dos Bons Malandros conseguiu superar a audiência de algumas telenovelas emitidas pela concorrência em horário nobre. Embora emitidas mais tarde, Golpe de Sorte e Amar Demais registaram uma audiência inferior à da série da RTP, com 6,6% e 6,8% de audiência respetivamente, indicam os dados da GFK, citados pelo Espalha Factos.

É preciso recuar até 5 de janeiro de 2015 para encontrar uma série da estação público com um resultado superior na estreia. Neste dia, a 4ª temporada de Bem-Vindos a Beirais chegava aos 8.5% de audiência. Nos últimos anos, houve ainda algumas produções que se destacaram a nível audimétrico. Entre elas, estão Vidago Palace, que em março de 2017 chegou aos 6,1% de audiência na estreia; Soldado Milhões, que com 5,4% de rating foi a estreia de ficção mais vista da RTP1 em 2018; e A Espia que registou 6,4% de audiência média já em 2020.

José Raposo, Maria João Bastos, Manuel Marques, Joana Pais de Brito, José Fidalgo, Adriano Carvalho e Rui Unas são os protagonistas desta produção a cargo da Ukbar Filmes em parceria com a Moonshot Pictures, com argumento adaptado por Mário Botequilha e Jorge Paixão da Costa e realização de Carlos Dante, Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Mourão.