Header Ads

Cinema em Doses Curtas | Sessão Especial de Natal

 
Em plena época natalícia, o Fantastic preparou para ti uma sessão especial com três curtas-metragens cuja história se passa no Natal. São três histórias bem diferentes entre si, realizadas por portugueses e que podes ver na íntegra, nesta edição especial do "Cinema em Doses Curtas".
 


Vícios Para Uma Família Feliz 
de Tiago R. Santos

A curta é protagonizada por Helena Canhoto e Eurico Lopes. Vícios Para Uma Família Feliz já foi exibida em diversos festivais nacionais e internacionais, tendo vencido os "Prémios Fantastic - O Melhor de 2016", na categoria de Melhor Curta-Metragem.

O filme surgiu a partir de um guião de uma peça teatral apresentada no Teatro Rápido e foi adaptada para cinema pelo realizador e argumentista. A história passa-se na noite de Natal, quando Mariana (Helena Canhoto) está fechada numa sala quase vazia, acompanhada por uma garrafa de vodca e pelo seu primo Zé (Eurico Lopes).

 

 

 

 Quem é o Pai do Menino Jesus?
de José Alberto Pinheiro

Quem é o Pai do Menino Jesus? é uma curta-metragem, produzida em 2010 no âmbito do projeto "Contos de Natal" da RTP, pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Madalena é uma criança de sete anos que tem que desenhar o presépio. Quando enumera os personagens da cena bíblica, é confrontada com uma surpresa: deus, o pai de Jesus, não consta da encenação. A menina reluta em aceitar a novidade, mas, ponderados os factos, acabará por chegar a uma curiosa conclusão.

Com argumento de Manuel Jorge Marmelo, o filme é realizado por José Alberto Pinheiro e protagonizado por Miguel Rosas, Margarida Carvalho, Nara Azevedo, Jorge Loureiro, Valdemar Santos e Adolfo Luxúria Canibal.
 
 



Um Natal Especial
de Rafael Martins e João Azevedo
 
Na história, o Natal há muito que perdeu a sua verdadeira magia e poucos são os que ainda acreditam. Na véspera de Natal, Rita e Rodrigo estão com os Pais nas compras de última hora perdem-se para embarcarem numa viagem mágica. Entre alegrias e desesperos, o Natal volta a ser mágico para todos. 
 
Adriano Carvalho, Fernando Tavares Marques, Alexandre Ferreira, Ana Catarina Afonso, Pedro Matos e Sandra Silva são os atores que compõem o elenco principal. Esta curta-metragem surge no projeto Contos de Natal, o resultado de vários protocolos assinados entre a RTP e Universidade Lusófona, Universidade Católica do Porto, Universidade da Beira Interior, Escola Superior Artística do Porto e Instituto Politécnico do Porto.
Por André Pereira