Header Ads

"Azuro": Nuno Lopes protagoniza primeira longa-metragem de Matthieu Rozé


Nuno Lopes continua a dar cartas na ficção internacional, o ator que deu vida a um dos protagonistas de White Lines terá um dos principais papéis em Azuro, a primeira longa-metragem de Matthieu Rozé. Com uma carreira reconhecida na representação, esta será a primeira longa película dirigida por Rozé e traz o ator português num papel de destaque no enredo. A estreia está prevista para 2021. 
 
As gravações da trama arrancaram em maio, já depois da pandemia, com a Costa Azul do Sul de França a servir de cenário à primeira adaptação do romance Les Petits Chevaux de Tarquinia, escrito em 1953 por Marguerite Duras. A obra original apresenta um grupo de amigos, composto pelos casais Ludi e Gina, Sarah e Jacques. Para aproveitar o verão, decidem instalar-se numa pequena vila de Itália, onde prometem encontrar a paz que procuram, contudo, depressa entendem que estão presos entre o mar e a montanha, num local onde não há nada para fazer e onde se vão ter de confrontar com o tédio. 
 
Com o tédio vêm à tona uma série de problemas que prometem mudar a discussão do filme e trazer tudo menos a sensação de relaxamento habitual ao período de férias. Da amizade ao amor, com o divorcio e alcoolismo a servirem de argumentos adicionais à discussão, aquilo que prometia ser o momento de aproveitar a vida pode tornar-se a qualquer momento num verdadeiro inferno.

O projeto que marca o regresso de Nuno Lopes ao cinema francês, onde em 2019 se aventurou com as comédias Une Fille Facile e Chamboultout, tem a produção da Tabo-Tabo Films em parceria com a Comic Strip Production. Ao lado do ator nacional estarão Élodie Bouchez, Thomas Scimeca e Maya Sansa, que compõem o restante quarteto de protagonistas de Azuro. As gravações arrancaram em maio, depois do governo francês ter aliviado as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, e estenderam-se até ao mês de agosto. A película tem data de lançamento prevista para o segundo semestre de 2021 nas salas de cinema de França.