"Subsolo" vence no Festival Carballo Interplay da Galiza
Enquanto o cinema nacional continua a levar o nosso país além fronteiras, o digital começa a dar os primeiros passos dentro das premiações internacionais. Diretamente da RTP Play, Subsolo é o mais recente destaque da ficção nacional e trouxe para Portugal o galardão de Melhor Websérie Internacional do Festival Carballo Interplay, da Galiza. Cinco jovens assumem a direção dos cinco capítulos que compõem a série, em que cada episódio é da responsabilidade de um deles. O formato vencedor é a primeira série produzida para Videolotion e está disponível na plataforma on demand, RTP Play.
Aqui a vida de cinco jovens na cidade lisboeta ganha novos contornos em cada capitulo da série. De idades e origens diferentes, cada protagonista tem um episódio dedicado a si e é nele que apresenta a forma como se quer impor na sociedade para lá das regras à muito impostas. Novas explorações e experiências que os façam sentir mais integrados enquanto procuram o seu lugar dentro da correria do mundo à sua volta, estes são os desejos de Rúben, João, Margarida, Nazim e Júlia. E cada um promete abordar de forma diferente a sua história, alguns vão cruzar-se outros vão seguir o seu caminho sem nunca tomarem conhecimento da realidade do outro.
Vinda da primeira consulta da multiplataforma RTP Lab, em 2017, Subsolo conta com a autoria e realização de Tiago Simões, Joana Peralta, Maria Inês Gonçalves, Victor Ferreira e Marta Ribeiro. No elenco, o projeto digital reúne nomes como Frederico Barata, Inês Sá Frias, Francisco Belard, Miguel Raposo, Jadeja Pradeepsinh, Diana Narciso, Francisca Salvado, João Estima e Tomás Caldeira.
Comente esta notícia