Header Ads

RTP2 estreia peça de teatro "Fala aos Bichos" no sábado à noite

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/118717226_1379061875620861_7635025117496564751_o.jpg?_nc_cat=101&ccb=2&_nc_sid=8bfeb9&_nc_eui2=AeEzx9PioImhRigJhlI4ADuPL8uUZ9eQ6zEvy5Rn15DrMeLXnzVNjUF6e8vH5YdhmjWgbLRlEjrz_ctu4AWzGJ_B&_nc_ohc=fLI5aclH5SsAX-zpxSP&_nc_ht=scontent-mad1-1.xx&oh=66eaf61d8ed4641263afd2a9022f2223&oe=5FE3FC90

No próximo sábado, dia 28 de novembro, a RTP2 estreia na televisão portuguesa a peça de teatro Fala aos Bichos, de Marta Bernardes e Rui Pina Coelho, com encenação de Marco Paiva e que conta com Barbara Pollastri e Rui Fonseca nos principais papéis. O espetáculo, com uma duração aproximada de 35 minutos, será exibido pelas 22h15.

"Este não é um espetáculo religioso. Nem sobre religião - quem somos nós para achar que nos religamos seja ao que for? - nem sobre uma ideia benéfica de pobreza (que chega a ser obscena). É, quanto muito, um exercício de revisitação e recriação de modos de relação com um mundo que nos faça a todos mais livres (incluindo os bichos)", adianta a sinopse do espetáculo, divulgada pela RTP2.

A história acompanha Rui, um ator que vai interpretar São Francisco de Assis num espetáculo que pretende explorar as contradições do tardo capitalismo e desconstruir as teses neoliberais à luz da vida e exemplo do fundador da ordem dos franciscanos. Para se preparar para o papel, o encenador sugere-lhe que faça uma peregrinação. O espetáculo decorre do quilómetro mil duzentos e dois ao quilómetro mil duzentos e cinco. 

O ator, equipado com os melhores gadgets e apetrechos concebidos para ajudar o caminhante profissional, tem já os pés em chagas e todo o seu corpo reclama descanso. Mas, na berma da estrada onde agora se encontra, tudo parece começar a pedir rendição. Rui vai-se desfazendo dos seus pertences, deitando e distribuindo os gadgets e apetrechos para caminhar mais leve. Para poder até voltar a caminhar. E, depois de se ir apercebendo da leveza com que se vai erguendo depois de se desapossar das suas tralhas, apercebe-se que está, finalmente, pronto para falar aos bichos.

Com encenação de Marco Paiva, a assistência de encenação é de Tiago Gonçalves, enquanto Nuno Samora assina os figurinos e o desenho de luz. A versão televisiva é realizada por Adriano Nazareth e conta com iluminação de João Miguel Covas, cenografia de Paulo Pimenta espaço sonoro de Worten Digitopia Collective.  
 
Esta é uma co-produção da RTP e da Terra Amarela, uma estrutura fundada em Abril de 2018, com direção artística do ator e encenador Marco Paiva. Da fundação, fazem ainda parte "um conjunto de artistas provenientes de diversas linguagens criativas, bem como outros profissionais ligados às práticas artísticas, culturais e sociais", adianta a companhia na sua página oficial .