Header Ads

"O Ego do Egas": O Telefilme que promete contar a história de Egas Moniz

Médico e cientista reconhecido por todos, Egas Moniz vai ter a vida contada no cinema. Com um texto baseado na biografia oficial do Prémio Nobel da Medicina, O Ego do Egas chega aos ecrãs da RTP em 2021 em formato de telefilme com um elenco de luxo à cabeceira de uma história que promete apresentar o homem para lá do seu ofício, mas também provar a importância do vulto no história nacional. As gravações, divididas entre Avanca e Lisboa, arrancaram em outubro, com a Casa-Museu Egas Moniz a servir de cenário de fundo a algumas das cenas da produção.

«É interessante. Foi interessante ter começado pela casa dele, a Casa-Museu, fazer uma cena na cama onde o senhor [Egas Moniz] dormiu, decorar os textos no escritório onde o senhor trabalhava», desvendou João Lagarto em entrevista à Record TV Europa, onde ressaltou que este homem que foi relevado durante o Estado Novo «sabe muito bem o que quer e que persistentemente luta por isso». O ator assume o principal papel desta história, no papel de Egas Moniz e vai viajar pelo que é conhecido da vida e obra do médico que foi responsável por uma verdadeira revolução no campo da neurociência com a invenção da angiografia cerebral e a leucotomia.

O argumento do telefilme é da autoria de Filipa Martins, que trabalhou na escrita da série 3 Mulheres, da RTP, e no filme Bem Bom, que deverá estrear nas salas de cinema em 2021. «Egas Moniz foi o único Nobel da Medicina português e é uma figura ainda, ao mesmo tempo, pouco conhecida e muito controversa. Com este Ego do Egas quis fazer um filme contextualizado na época», revelou a escritora em conversa com a delegação nacional da emissora brasileira, revelando que não quis fazer julgamentos mas sim apresentar a personalidade desta figura, e entender o porquê de no período em que viveu não foi tão apreciado quanto seria suposto pelos seus feitos.

A chancela de produção será da Thrust Media Productions, com a realização de José Carlos Santos, que dirigiu, entre outros projetos, a série Terapia para a estação pública. É na RTP que poderá ser visto no próximo ano o resultado desta aventura biográfica. Além de João Lagarto, o elenco conta ainda com Inês Castel-Branco, Virgílio Castelo, Ana Brito e Cunha, João Jesus, João Didelet, Ana Nave e Isac Graça, que darão vida a figuras que constam dos registos do médico e que serão apresentados ao público neste Ego de Egas.