Header Ads

"O Dia Mais Curto" regressa em dezembro de norte a sul do país

Foto: Divulgação

O Dia Mais Curto está de volta na noite de 1 a 29 de dezembro. Este é o oitavo ano consecutivo que a Agência da Curta Metragem celebra o dia mais curto do ano em Portugal (que acontece precisamente a 21 de dezembro, dia do solstício de inverno) com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país. Ao todo, são propostos cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos em 19 localidades. 

Aveiro, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real são as cidades que acolhem o evento. À semelhança dos anos anteriores, O Dia Mais Curto também passará pela televisão, com programas especiais na RTP2 e nos Canais TvCine & Séries, e pela Internet, com sessões no video on demand da Agência da Curta Metragem e na plataforma Filmin.pt, que apresentará a partir do dia 6 de dezembro  um programa especial de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Na seleção “Curtas do Mundo” será possível assistir a algumas das mais interessantes obras internacionais do ano. Por sua vez, o programa nacional “Novas Curtas Portuguesas” inclui curtas-metragens de vários pontos do país e de todos os géneros, da animação ao documentário, passando também pela ficção, enquanto os programas dedicados aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação e viagens divertidas por mundos desconhecidos. 

A estes programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento (identificados na agenda como programas associados) e as sessões especiais para escolas. A agenda da 8ª edição d’O Dia Mais Curto estará disponível em www.odiamaiscurto.curtas.pt. Os bilhetes estão à venda nos locais das sessões e variam entre a entrada gratuita e os 4€.