Header Ads

"Submissão" integra a competição oficial do Tallinn Black Nights


Depois de em 2018 ter sido o palco da estreia de Golpe de Sol de Vicente Alves do Ó, o Festival Tallinn Black Nights volta a dar destaque à produção portuguesa. Submissão, a segunda longa-metragem do realizador Leonardo António, vai integrar a competição oficial do evento disputando o principal prémio com outras sete películas vindas da Croácia, Rússia, Letónia e Istambul. A cerimónia acontece entre 13 e 29 de novembro na Estónia.

A luta de Lúcia por justiça é o tema central de Submissão que chegará às salas de cinema do nosso país apenas no próximo ano. Depois de um longo processo de pesquisa junto de vítimas protegidas pela APAV, o realizador apresenta-nos o processo de uma mulher que foi violada pelo marido, violentada e que procura agora que este homem seja punido. Tudo isto com a agravante deste homem ser filho de uma importante figura de estado.

Nas palavras de Leonardo António, Submissão é uma longa-metragem que volta a pôr o dedo na ferida de temáticas urgentes. «O filme debruça-se sobre um tema que precisa de ser discutido na sociedade portuguesa: a prostituição e a violação no casamento», afirma em comunicado enviado à imprensa pela agência Lusa.

Num regresso ao cinema de longa duração depois de ter estreado O Frágil Som do Meu Motor em 2012, o diretor, que também assina o argumento da fita, reúne no elenco nomes como Adriana Moniz, Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Rita Brutt, Marcantónio Del Carlo, António Fonseca, Alexandre Ferreira, Maria João Abreu, Cristina Homem de Mello, Tânia Alves, Miguel Thiré, Almeno Gonçalves, Rodrigo Paganelli, José Raposo, entre outros.

Com música de Rodrigo Leão, Vidia Wesenlund e João Eleutério, e a fotografia de Guilherme Daniel, o projeto já tinha ganho destaque em Nova Iorque integrando a seleção oficial do Stony Brook Film Festival, e na Turquia no Crime and Punishment. Por cá o drama continua ainda sem data definida para chegar ao grande ecrã, sendo apenas garantido que estará presente na programação de 2021.