Header Ads

"Porto/Post/Doc": Festival de cinema está de volta Porto de 20 a 29 de novembro

O Porto/Post/Doc 2020 está de volta às salas do Porto de 20 a 29 de novembro. O Rivoli – Teatro Municipal do Porto será o espaço central do festival, que terá ainda sessões no Passos Manuel e no Planetário do Porto, propondo, paralelamente, uma edição online que disponibilizará grande parte da selecção em VoD. Numa edição que tem como tema "A Cidade do Depois", o evento contará, este ano, com um ciclo de conversas do Fórum do Real. e com um programa especial de filmes. Pedro Costa, António Campos ou Chris Marker são alguns dos cineastas em destaque.

"A Cidade do Depois desenhará, assim, um programa que olha as transformações da representação cinematográfica das cidades ao longo do último século, desde o frenesim das vanguardas nos loucos anos 20 ao slow cinema contemporâneo", explica a organização em comunicado.

Boaventura de Sousa Santos (sociólogo), Paulo Pires do Vale (filósofo), Ana Aragão (arquitecta), Roger Koza (crítico de cinema), Pascale Cassagnau (historiadora de arte) e Maria João Madeira (programadora), são algumas personalidades que marcam presença no Fórum do Real que, pela primeira vez, e numa resposta aos novos tempos, será realizado num modelo misto, com participações online e presenciais.

Além do debate, o festival apresentará também um programa restrito de filmes intitulado sob o mesmo título, que pretende reflectir algumas das aproximações mais singulares da cidade através do cinema e que inclui, entre outros, A Invenção do Amor (1965), de António Campos; Juventude em Marcha (2006), de Pedro Costa; Killer of Sheep (1978), de Charles Burnett; La Jetée (1962), de Chris Marker; Millennium Mambo (2001), de Hou Hsiao-Hsien; e The Exiles (1961), de Kent Mackenzie.

O Porto/Post/Doc é realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, contando com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual e o mecenato da Fundação “la Caixa”/BPI. O programa completo do festival será apresentado a dia 3 de novembro em conferência de imprensa. Para mais informações e detalhes, podes consultar o site do festival em https://www.portopostdoc.com.


.