Header Ads

"Não me digas que Não" é o novo single da banda portuguesa Paradigma

Foto: Direitos Reservados

A banda de Oliveira de Azeméis acaba de lançar um novo single, Não me Digas que Não, um tema acústico que sucede a Sou, editado em 2019. Os Paradigma formaram-se em 2011 e atualmente são compostos por três elementos fixos - Araújo (guitarra e voz), Samuel Oliveira (bateria) e Monteiro (baixo & backvocal) - contando ainda, nos concertos ao vivo, com Afonso Oliveira (guitarra, saxofone & backvocal). Num ano atípico para a música, os três jovens reinventaram-se e fizeram-se à estrada para mostrar o seu trabalho, tendo feito uma tour pelas ruas de todo o país.

"Eixo do Mal", de 2018, é o nome do álbum de estreia da banda. Mas a história dos Paradigma começou há quase uma década. "A banda surge em 2011, quando o Samuel e o Araújo decidem juntar-se numa cave para começar a tocar juntos com mais um grupo de amigos. O tempo foi passando, várias pessoas passaram por aquela que se tornara a nossa sala de ensaios e acabou por ficar o Monteiro, que assumiu o baixo", contam os Paradigma na sua página oficial do Facebook.

Os três artistas começaram a compor temas e em 2014 surgiu a primeira demo, a música "Perdidos No Tempo". Seguiram-se vários concursos nacionais, Queimas das Fitas, participações em televisão e em concertos de grandes bandas portuguesas. Após esta etapa, nasce então em 2018 o primeiro álbum da banda, que contém singles como "Menina do Colar da Paz", "Dona Leonor" e "Esta Cidade".

"De regresso, o disco abriu-nos porta para uma tour pelo norte e centro do país. O álbum foi inaugurado no Cine-Teatro Alba, em Albergaria-A-Velha e passou por vários locais. No fim de 2018 fomos distinguidos nos Galardões Azeméis Faz Bem, com prémio Revelação na categoria de Cultura. Em 2019 recolhemo-nos novamente na cave e surge um novo tema: Sou, gravado e lançado ao vivo no quentinho da nossa lareira", contam os três jovens.

"Em 2020, com toda a situação pandémica a decorrer, decidimos prosseguir trabalho a partir de casa, onde foi gravado um concerto em direto pelo Facebook, nos Paços da Republica dos Inkas, em Coimbra. Depois, no verão, iniciámos uma nova tour de atuações de rua pela Costa Vicentina, começando em Coimbra e passando depois por Óbidos, Sesimbra, Sines, Porto Côvo, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Odemira, Aljezur, Albufeira e Armação de Pêra", explicam os Paradigma

Mais recentemente, lançaram o novo single Não me Digas que Não, um tema que vai ao encontro do que a banda gosta e pretende fazer - expressar o que sente, através da música e composição de originais cantados em português. "Queremos levar a nossa mensagem e contribuir para a divulgação da música enquanto manifestação artística",adiantam ainda.
 
Não me Digas que Não já está disponível em todas as plataformas digitais e foi gravada no festival 37.20 em Oliveira de Azeméis.

Podes seguir a banda em: