Header Ads

Cinema em Doses Curtas | Sesão Especial - 10 curtas de terror

Em noite de Halloween, o Fantastic preparou para ti uma sessão especial com 10 das melhores curtas-metragens de terror que já passaram pela rubrica "Cinema em Doses Curtas". Uma dezena de histórias, bem diferentes entre si, realizadas por portugueses e que podes ver na íntegra, nesta edição especial da nossa rubrica.

 

The Knocking

The Knocking é uma curta-metragem realizada por Norton, que conta com a atriz Joana Pais de Brito no papel principal. Com menos de 3 minutos de duração, esta é uma narrativa aparentemente simples, mas verdadeiramente intensa.

 
 
Que é Feito dos Dias na Cave

Um jovem instável, aprisionado num asilo remoto, executa um plano de fuga, acompanhado por fantasmas do seu passado.Marco foi encontrado em casa há cerca de 6 meses. Devido ao seu estado psicológico debilitado foi levado para o hospital. O seu passado é desconhecido e Marco tem imensas dificuldades em comunicar com os outros. Quando surge a oportunidade, executa o seu plano de fuga do hospital.O filme é realizado por Rafael Almeida e do elenco fazem parte os atores Ana Varela, Salvador Nery e João Sério.




 
Espelho Meu
 
Nas relações humanas os erros e desencontros pagam-se caro. O que é a traição e quais as suas consequências? Não há inocentes. Nem tudo é o que parece. Quem trai e quem é traído. Mariana é uma pintora que entra em colapso após uma relação mal resolvida. A sua espiral depressiva evolui para actos vingativos. Como se de uma pintura se tratasse, Mariana pinta com sangue a sua história de sofrimento. Todos vão pagar. De quem é a culpa? Uma interpretação ímpar de Cláudia Semedo que nos transmite a raiva, o desconforto, a desorientação, o medo e o sofrimento de uma personagem que tem muito mais dentro de si do que aparenta. Espelho Meu é uma curta-metragem de terror - apenas aconselhada a um público adulto - que conta com Rodrigo Soares, Cláudia Semedo e Catarina Lima, sendo realizada por Hugo Pinto.



 

Post-Mortem

Edgar é um fotógrafo desapaixonado tanto pelo seu ofício como pela sua namorada de longa data, Diana. Uma noite, assiste a um homicídio. O assassino foge. Edgar, em vez de ajudar a vítima, fica fascinado com a sua expressão de puro terror. Realizado por Belmiro Ribeiro, o filme venceu o prémio de Melhor Curta de Terror Portuguesa, no MOTELX 2016 e foi ainda finalista dos Prémios Sophia Estudante.


https://vimeo.com/filmesalaude/postmortem
 

 

A Instalação do Medo

A Mulher abre a porta de casa. Aparecem dois homens: «Bom dia, minha senhora. Viemos para instalar o medo». Com argumento do próprio realizador que adaptou a obra de Rui Zink, "A Instalação do Medo" reflecte sobre o atual contexto global, dominado pelo receio do controlo e repressão. A Instalação do Medo é uma curta-metragem realizada por Ricardo Leite, vencedora do Prémio Sophia Estudante. O filme é protagonizado por Margarida Moreira, Nuno Janeiro e Cândido Ferreira.

 
 
O Coração Revelador

Um plano estático, um homem que confessa um crime, um relato forte, surpreendente, com alguns flashbacks, uma história perversa. É assim que podemos resumir O Coração Revelador, uma curta-metragem que vive sobretudo da interpretação dos atores, Rui Neto e Marques D'Arede. O Coração Revelador é uma curta-metragem realizada pela também atriz São José Correia que neste filme, a sua quarta experiência enquanto realizadora, não interpreta nenhuma personagem.


 
Do Outro Lado

Nada fazia prever que a ida ao cinema de um casal apaixonado terminasse num regresso do passado, a uma noite que ambos se esforçam por esquecer. Mas, nas sombras do parque de estacionamento vazio, há alguém que está atento a todos os passos de Laura e André. Realizado por João Pereira, com argumento do próprio em parceria com Karine Garrido e Tiago Lemos, o filme é produzido por Rita Costa e Sérgio Ferreira, contando com Diogo Martins, Carolina Frias e João Craveiro no elenco.


 
Morpheu

Morpheu trata-se de um episódio de sonambulismo, retratando o sonho nas suas várias fases. Acompanhado por um programa de TV, aparentemente dos anos 90 intitulado "Caminhos Celestes", Diogo adormece. A história deste filme desenrola-se em três momentos paralelos, que descrevem esta sua personalidade, e ao redor de duas raparigas, as suas atitudes deambulam entre o sonho e realidade. Realizada por Bruno Madeira, a curta-metragem conta com argumento do próprio realizador e de João Duque.



 
Se o Dia Chegar

Se o Dia Chegar conta a história de João e da filha, Matilde, dois raros sobreviventes num mundo pós-apocalíptico. O amor incondicional do pai impele-o a preparar a filha para o pior.  Protagonizada por Adriana Lima e Filipe Vargas, a curta-metragem de 2014 conta com argumento e realização de Pedro Santasmarinas, sendo produzida por Susana Ferreira e pela ESMAE.



 
O Homem que Remava o Barco

O Homem que Remava o Barco é
uma curta-metragem realizada por Bruno Rosa e que conta com Alexandre Barata, Mia Tomé e Pedro Bernardino nos principais papéis. Numa noite fria e traiçoeira de Outono, um barqueiro fanfarrão e avarento faz o favor de ajudar uma bela moça a atravessar o rio. No meio de uma longa espera e sob a ameaça de uma trovoada iminente, as palavras e a valentia do barqueiro vão ser postas à prova.






 
Especial - Filmes de Terror