Beatriz Frazão e Ana Mafalda vencem no IndieX Film Fest
Depois de Beto Coville, há mais duas atrizes nacionais a celebrar vitória no IndieX Film Fest. Beatriz Frazão venceu na categoria de Melhor Criança ou Jovem Atriz e Ana Mafalda trouxe para Portugal o prémio de Melhor Atriz Secundária da edição de setembro do festival que acontece na Califórnia. A curta-metragem Canção de Embalar, responsável pelos galardões das intérpretes, venceu ainda mais três prémios de Melhor Cinematografia, Melhor Design de Produção e Design de Guarda-Roupa.
Nuno Martini, diretor de fotografia e co-produtor do filme, foi responsável pela vitória de Canção de Embalar na categoria de Melhor Cinematografia. Já João Pedro Frazão, a figura por detrás do argumento e realização do filme, assume ainda o prémio de Melhor Design de Produção e Design de Guarda-Roupa.
O projeto que entra no género de suspense e terror conta a história de Madalena, uma criança silenciada pelas condições familiares em que vive, com a madrasta que segue à risca a religião ditada pelo padre da paróquia enquanto um demónio anda à solta em busca de vingança. Fruto de uma relação extraconjugal, a menina cuida de Piedade, a madrasta cega que a culpa por toda a tragédia que ditou a morte do pai de Madalena e que num acesso de raiva corta a língua da protagonista para que não tenha de a voltar a ouvir cantar.
Na sua estreia como realizador, João Pedro Frazão reuniu Beatriz Frazão, José Neto, Ana Mafalda, João Vicente, Alex Frazão e Cecilia Hudec no elenco de Canção de Embalar. A curta-metragem já tinha merecido destaque em Belim, no Flash Film Festival, e em Nova Iorque, no New York Cinematography Awards, e volta a repetir a façanha no IndieX Film Festival que apresenta mensalmente vários projetos independentes de todo o mundo com foco em filmes de baixo orçamento. Alguns dos projetos selecionados pela organização do festival poderão ser exibidos do Raleigh Studos em Hollywood, Califórnia.
Canção de Embalar estreou no Motelx 2019 e venceu também dois prémios - Prémio do Público e Prémio do Júri, na categoria Melhor Curta Metragem Nacional, no Madeira Film Fest. Já nos European Cinematography Awards, o filme levou para casa a distinção de Melhor Cinematografia na categoria "Best Drama Film". Beatriz Frazão e Ana Mafalda foram também nomeadas nos CinEuphoria Awards 2020, como Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundárias, respetivamente.
FOTO: Bárbara Araújo
Comente esta notícia