Portugal indica "Mosquito" aos Prémios Goya
Mosquito continua a trilhar o seu caminho de sucesso no estrangeiro. Depois de Holanda, Luxemburgo e Brasil, a longa-metragem de João Nuno Pinto segue o seu rumo até Espanha, depois de ser selecionado pela Academia Portuguesa de Cinema como o candidato nacional aos Prémios Goya, uma das mais importantes distinções da sétima arte no país vizinho. A cerimónia acontece em fevereiro de 2021 em Málaga.
A fita de João Nuno Pinto, que conta com o recém-vencedor dos Prémios Nico, João Nunes Monteiro, como protagonista, narra a cruzada de Zacarias, um jovem sonhador que é enviado para Moçambique em tempos de guerra. Com ambições de ser um herói, acaba por bater de frente com os terrores e dores de quem combate no campo, onde há sempre vencedores e vencidos. Tudo isto no ambiente da Primeira Guerra Mundial numa epopeia de incertezas constantes na vida dos personagens.
Com a chancela da Leopardo Filmes, Mosquito conta com um elenco de nomes bem conhecidos do meio artístico. João Lagarto, Alfredo Brito, Miguel Borges, João Vicente, Miguel Moreira, Manuel João Vieira, Camané e Filipe Duarte, neste que foi um dos últimos projetos do ator, ajudam a contar a história que passará pelo processo de seleção nas mais de 20 categorias que integram a programação do evento.
Estreado nas salas de cinema a 5 de março deste ano, o filme acabou por ter um percurso rápido até ao streaming devido ao encerramento das salas de cinema provocado pela pandemia do novo coronavíus. A película está disponível para consulta na plataforma da Filmin e no catálogo da HBO Portugal, somando vários aplausos junto do público e da crítica especializada.
Comente esta notícia