Header Ads

Gravações de "Capitães do Açúcar" já arrancaram no Porto

É uma das próximas apostas da RTP para o final de 2020 e o início de 2021. Com o objetivo de conquistar novos público, Tiago Sarmento lança Capitães do Açúcar para falar sobre a juventude, a dependência, o universo das belas artes e a depressão. As gravações arrancaram no domingo, dia 20 de setembro, e a cidade do Porto é o pano de fundo para os episódios desta história.

Bernardo Régio é o personagem principal da trama. Tiago Sarmento veste a pele do protagonista, um jovem estudante de Farmácia que trabalha em part-time numa hamburgueria. A dividir casa com a irmã Francisca e com o cão Hamlet, Bernardo acaba por cair numa espiral de solidão, em que as redes sociais servem apenas para o distanciar ainda mais das pessoas e as saídas à noite são algo que parece cada vez mais pertencer ao passado.

É nesta fase menos positiva da vida do rapaz que cruza caminho com Antunes, Neves, Cruz e Mendes, um grupo de estudantes de Belas Artes que inventou uma substancia psicotrópica altamente viciante. No entanto no momento em que tudo lhes parecia correr de feição, Mendes decide abandonar o grupo por medo das consequências de se envolver neste mercado. Bernardo surge como uma possível solução para colmatar esta ausência e é desafiado pelos outros três a recriar o "açúcar do Mendes", caso consiga garantem-lhe um pagamento mensal.

Sem nada a perder o protagonista larga tudo e aceita cozinhar para eles, juntando-se ao grupo. O sucesso estava traçado com uma droga em mãos que prometia conquistar o público e dinheiro a entrar sem que a identidade deles fosse revelada. Tudo demasiado perfeito para ser real. Margarida, uma jovem que tomou o dito açúcar, acaba por ir parar ao hospital com várias complicações, e se isso já não fosse algo suficiente mau para o grupo, a mãe de Margarida é inspetora da PSP e promete ir às últimas consequências para garantir que apanha os culpados.

«Capitães do Açúcar é uma analogia às crianças órfãs da obra de Jorge Amado, Capitães da Areia, que roubam nas ruas para poderem sobreviver. Os Capitães do Açúcar não roubam nas ruas, porém servem-se dos outros para sua própria sobrevivência», avança em comunicado a produtora Maria&Mayer, responsável pelo projeto que reúne Vicente Wallenstein, Igor Regalla, José Mata, Diana Sousa Lara, Jani Zhao, António Parra, Ana Padrão, Paulo Calatré e Tiago Sarmento, entre outros, no elenco. 

Os oito episódios de 25 minutos foram escritos em parceria entre Tiago Sarmento e Tiago Correia, enquanto a realização estará a cargo de Ricardo Leite. O drama, a aventura e comédia de humor negro são alguns dos ingredientes da produção que será lançada na RTP mas que tem em vista o mercado do streaming.