Header Ads

COMING UP | The New Mutants




Se The New Mutants fosse uma série, a história que vimos seria o plot perfeito para uma primeira temporada. Mas estamos a falar de uma longa-metragem e por isso o spin-off de X-Men não se livra do carimbo de ter uma passagem de tempo abrupta apesar de o background ser extremamente rico. Ou seja, The New Mutants seria algo excelente se tivesse cumprido a promessa e chegado em 2018, onde se livraria do peso de ter em cima quase três anos de expectativas de fãs, numa franja de público que já é bastante exigente e que nestes últimos anos foi alimentado com eventos épicos vindos do universo Marvel. O filme não falha, mas tem pontos menos positivos que talvez ressaltem ainda mais à vista por termos esperado tanto tempo para ver estes mutantes estrearem no cinema. Há uma clara divisão da narrativa, há ali alguns pormenores que lembram a franquia original, e no corte e recorte perde a coesão e fica mais perto de uma minissérie do que de uma obra apoteótica. Já que mergulhamos no mundo das séries nesta comparação, este é mais um daqueles cancelamentos que será difícil de superar pela audiência, porque apesar de tudo é altamente cativante e tem os ganchos colocados no sítio certo. Mas afinal é bom ou mau? A análise corre o risco de se tornar tão inconsciente quanto o ritmo da fita, mas para já podemos iniciar esta edição do Coming Up por vos dizer que The New Mutants é uma reunião dos estilos FOX e Marvel Studios e fica exatamente no meio caminho dos dois gigantes do cinema de heróis. Fica connosco, porque há muito para explorar neste projeto que, finalmente, chegou ao cinema.

Tempo, esse é o grande problema na hora de adaptar The New Mutants, ou pelo menos na hora de montar a longa-metragem. Há uma divisão clara na forma como a narrativa nos é apresentada. A primeira meia hora dá-nos um contexto alargado e bastante pesado, vai ao detalhe para nos apresentar a mutante protagonista. Depois ainda parte para um embasamento dos arcos secundários e demora a arrancar o enredo principal. Porém, quando arranca vem de forma tão abrupta com aquele tom de ação a que os Avengers nos habituaram que a ligação entre os personagens se torna pouco credível. Eles são uma equipa sim, mas era necessário perdermos tanto tempo de filme a encaixar pormenores? A limar arestas? É que na primeira meia hora parece, muito, que estamos a iniciar uma nova série. O estilo do argumento é feito na mesma medida que X-Men: Apocalypse que se preocupa em desenvolver o contexto histórico de Magneto para nos entregar justificações para os seus atos. Aqui a diferença está no timing em que os arcos se desenrolam. Porque se na franquia original estamos habituados a tramas que têm duas horas ou mais de tempo de ecrã em The New Mutants estamos condicionados a apenas uma hora e meia e essa diferença de meia hora torna absurda a necessidade que os criadores têm de nos introduzir Danielle desta forma tão específica. Até porque esse período do filme obrigou a um desenvolvimento da relação entre a protagonista com Rahne fosse completamente acelerado, brusco e com zero química a transparecer para o público. Ninguém teve tempo de comprar aquele amor. Ao fim de três dias de confinamento na instituição, as declarações que tinham uma para com a outra eram demasiado profundas e quase fazem lembrar aquelas relações de Reality Shows que começam ao fim de 15 minutos de programa.


O atraso na estreia trouxe as expectativas altas e ainda atrapalhou alguns diálogos que seria perfeitamente amarrados, mas que três anos depois já não têm o mesmo tipo de impacto. O caso mais gritante acontece com Anya Taylor-Joy, em que a sua personagem transmite o que pensa sobre a instituição e refere-se a Dr.Reyes com uma predadora que gosta de ter pessoas enjauladas, ela chega mesmo a referir que já conheceu homens como ela numa clara referência à sua personagem no filme Split, um sucesso à época mas que atualmente já não é um tema tão recordado assim na cultura Pop e que até perdeu alguma da sua fanbase depois do lançamento de Glass, que não agradou a uma grande parte do público. Além deste detalhe, junta-se ainda o facto de ser quase impossível que este universo criado agora venha a ter uma continuação no futuro. The New Mutants surgiu como uma história paralela aos X-Men da FOX que não parecem ter espaço dentro MCU, e apesar de não ter nenhuma referência direta é bastante improvável que se venham a encaixar na timeline de Avengers. O que nos leva a questionar mais uma vez o espaço que teve a apresentação dos protagonistas, porque no fundo o contexto gigante é bom para a trama deste filme, mas há coisas que são desnecessárias e que existiram apenas para dar início a algo maior. Fica a sensação de que há tempo perdido que poderia ter sido útil quando focado noutras direções. E isto se nos desligarmos dos factos importante para o universo Marvel que são apresentados ao longo do projeto, porque ter Essex em pano de fundo não é mais que uma porta de entrada para Mister Sinister como principal vilão na sequência.

Já falámos dela, mas é impossível não dedicarmos mais espaço a Anya Taylor-Joy que como Illyana só confirma o seu talento e nos mostra que é um dos grandes nomes do futuro de Hollywood. A mutante a que dá vida é cheia de meandros e hipóteses de exploração, mas muito do seu potencial vem do traquejo de interpretação da atriz. Ela carrega a segunda metade da película nas costas, sobretudo quando falamos de ação. Ela encarou o desafio de ser uma guerreira de uma forma muito mais atrativa para este tipo de projeto do que o restante elenco, aliás ela não passa longe da visão de Tom Holland com o seu Peter Parker, e ainda parte com a desvantagem de não assumir a identidade de uma personagem que já reúne o carinho e afeto do público. Illyana nos primeiros segundos de ecrã já consegue dividir opiniões entre o seu carácter que é quase vilã, mas que muitos interpretam apenas como uma menina bitchy, essa dualidade só ajuda a conquistar ainda mais quem vê e a fugir do estereótipo sem ser forçado ou descabido. Pelo contrário, o cunho é tanto que chega a ser ela o motor do hype gerado em torno do projeto. Agora há uma grande questão, porque é quase ofensivo que não exista uma continuidade na exploração deste personagem. E dificilmente se encontra outra personalidade tão carismática quanto esta ao ponto de nos fazer esquecer da versão de Anya. Está aqui um bom desafio para a Disney, e sinceramente há possibilidade de a incluir de várias formas nas novas fases do MCU, mesmo que isso não implique trazer a restante equipa.


A inconsistência na linha narrativa estende-se também ao elenco, porque longe de Anya, a protagonista Blu Hunt cai diretamente nos destaques negativos pela falta de força na hora de construir a sua Dani. Aliás não há nada de memorável na sua atuação e torna-se num completo contrassenso quando esta é a história que mais espaço de desenvolvimento tem. Tudo bem que esta é suposto ser singela e amedrontada, mas há pouca pujança nas cenas em que entra. Além da contracena com Maisie Williams só prejudicar a ação. Não estamos a falar do facto de tudo na relação entre as duas ter sido fundamentado em algo abrupto e sem o contexto que merece, mas sim na falta de entrega das duas atrizes. Maisie, que se tornou numa das maiores presenças de Game of Thrones, não passou além de um casting mediano com pouco interesse e limitada. Os diálogos não ajudam entre eles e até custa a querer que tenham saído das mesmas mentes que nos entregaram Illyana. Há aqui um fator que talvez desculpe a fraca força das duas. Sendo Maisie o nome forte de Hollywood que é, estaria certamente em vista uma entrada triunfal dentro da academia de Xavier. Os cortes das cenas que ligavam a produção à franquia podem ter ditado esta falta de empatia que se baseia no bordão “demónios não entram em igrejas”, e pronto este é o resumo da participação de uma das cabeças de cartaz que mais chamou a atenção da audiência para The New Mutants. Charlie Heaton e Henry Zaga estão claramente uns furos acima das colegas de elenco, contudo com uma abordagem tão superficial que mereciam um segundo filme para poderem brilhar no ecrã.

É difícil julgar The New Mutants no seu todo, porque esse todo não chega a existir. Passamos do início para o final sem um meio. E o pior é que tudo isto é feito com duas identidades na hora de montar, o que se nota pela introdução mais cheia e sombria ao estilo FOX e termina com as piadas engraçadas nos momentos de ação que parecem ter saído dos Guardians of The Galaxy. À parte disto os links para uma continuação estão nos sítios indicados e deixam adivinhar que existia potencial para uma série em torno dos personagens e isso até justificava a aposta em lançar o filme no cinema e não em colocá-lo diretamente no streaming, não é apenas uma questão de respeito com o público, existe algo de estratégico dentro da Disney para que esta tenha sido a opção. Até porque o projeto foi remontado tantas vezes que o facto de terem mantido essas conexões para o futuro soa muito pouco a um mero acaso. No fundo, as expectativas não foram alcançadas e de filme de heróis com terror pouco tem, a fórmula já foi utilizada mais vezes e até com melhores visões, mas em resumo The New Mutants é bom, mas não chega a convencer. Há futuro? Pelo menos no lado do argumento, espaço para isso não falta. Resta entender qual é o fio condutor que melhor consegue explorar estes personagens e não se ficar pela descrição rasa. A Banda Desenhada já oferece as fichas, resta apostar. Em último caso, não há boatos de novos Avengers a caminho? Illyana tem senha prioritária para entrar na formação.