Header Ads

António Pedro Cerdeira sobre "Nazaré": «Tive cenas muito intensas no ponto de visto psicológico»


Todos os dias Carolina Loureiro chega aos ecrãs dos portugueses para um novo episódio da trama Nazaré, ambientada na praia com o mesmo nome. Além da atriz, o elenco conta com várias figuras de destaque na ficção nacional, entre elas António Pedro Cerdeira. Neste que é o seu quarto trabalho na SIC, o ator não esconde a satisfação por ter interpretado Nuno ao longo de duas temporadas. «Foi sem dúvida um personagem bastante desafiante», confessa o artista que esteve à conversa com o nosso site.

Nuno iniciou a sua participação na história de Sandra Santos a meio da primeira temporada. Chegou carregado com o desejo de vingança contra os Blanco, os culpados pelo incêndio que resultou em tragédia. «A primeira temporada colocou-me um grande desafio por ter uma dor enorme e um desequilíbrio muito acentuado devido à morte da mulher e do filho. O facto de viver essa ilusão, havia cenas em que acabava por estar a representar um papel dentro de um papel. Tive cenas muito intensas no ponto de visto psicológico, angustia e dor, a personagem estava muito bem escrita e sustentada», revela o ator em declarações ao Fantastic, ressalvando o trabalho de construção para a primeira abordagem de Nuno.

O sucesso de audiências resultou numa extensão da trama e além dos novos enredos e novos personagens, todo o elenco se teve de adaptar a uma nova realidade com a pandemia da COVID-19 a alastrar em todo o mundo. «Foi uma adaptação muito rápida da parte dos actores e da equipa técnica, por vezes pode-se pecar pelo excesso, a pandemia está muito presente mas não podemos deixar com que mude as nossas vidas mude de uma forma radical. Houve muito cuidado e muita consciência», confessou António Pedro Cerdeira, que não nega as dificuldades que os interpretes e guionistas têm para contar uma telenovela sem afecto e em que as emoções ficam subentendidas.

«Foi muito estranho não existirem as cenas de proximidade e de toque, arranjaram-se outras alternativas, mas de uma forma geral tanto para os actores como para a equipa técnica houve muito sacrifício durante as gravações, foram muitas horas de máscara a gravar», garante. Com a rodagem da segunda temporada já concluída os planos finais não encaixaram nas expectativas do ator. «O final é um pouco previsível, eu acho que podia ter existido um outro final. Infelizmente a pandemia também condicionou um pouco o rumo da história», revela sem avançar detalhes sobre os derradeiros capítulos que deverão ser exibidos ainda em 2020 na antena da SIC.

Depois de uma segunda temporada a chegar de surpresa, podemos esperar uma terceira? «Eu acho que se fechou um ciclo. Terminou na altura certa, com as audiências muito boas, sendo um projecto vencedor. Mas a nível futuro tudo está em aberto», diz-nos António Pedro Cerdeira que por enquanto tem um projeto em carteira que está a ser «analisado e negociado» e aponta o regresso às tábuas do teatro para 2021.