Header Ads

Sete Filmes por Semana | De 12 a 18 de agosto de 2020


Todas as semanas, o Fantastic sugere-te uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até ti. Aceitas o desafio?

Semana de 12 a 18 de agosto de 2020



Sinédoque, Nova Iorque
de Charlie Kaufman (2008)

Caden Cotard, encenador de teatro, está a trabalhar numa nova peça - mas tudo parece retirar-lhe a atenção. A mulher deixou-o e foi viver para Berlim, onde continua a pintar, e levou com ela a filha de ambos. Madeleine, a sua psiquiatra, está mais preocupada com a promoção do seu novo livro do que ouvi-lo. E a relação que tem com a jovem Hazel também não vai de vento em popa. E, para piorar tudo, sente-se doente com uma misteriosa doença que ataca o seu sistema nervoso. Aterrorizado perante a ideia da sua própria morte, Caden decide deitar tudo para trás das costas e, aspirando criar uma obra de uma integridade absoluta, reúne um grupo de actores em Nova Iorque.


Silêncio,
de Martin Scorsese (2016)

Portugal, 1633. Quando a Companhia de Jesus recebe a notícia de que o missionário Cristóvão Ferreira teria renunciado publicamente à Fé Cristã, Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe, dois dos seus discípulos mais fiéis, decidem partir para o Japão para o confirmar. Depois de uma longa viagem, os dois sacerdotes deparam-se com um país empobrecido e com uma população subjugada ao regime Tokugawa, que proibiu o Cristianismo ou quaisquer influências europeias no Japão. Ali, eles vão assistir a perseguições e todo o tipo de crueldade em relação aos cristãos, impedidos de qualquer demonstração de fé em Jesus Cristo.


O Diabo Veste Prada
de David Frankel (2006)

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem recém-licenciada que consegue um emprego de sonho pelo qual "um milhão de jovens dariam a vida": ser a assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), a famosíssima editora de moda da revista "Runaway". Mas depressa Andrea percebe que nem tudo é "glamour" e lantejoulas no mundo da moda. A implacável directora faz dela gato-sapato, assistente para todo o serviço, desde encomendar o pequeno-almoço a tratar da roupa suja e passear o cão. Será que estar ao serviço de um "diabo" que veste Prada valerá mesmo a pena?  


Nem Respires
de Fede Alvarez (2016)

Três criminosos de Detroit ganham a vida a assaltar casas cuja segurança é garantida pela empresa do pai de um deles. Um dia, recebem uma dica de que a casa de um velho veterano num bairro pobre da cidade está cheia de dinheiro que ele recebeu quando uma senhora rica matou a sua filha num acidente de viação. Quando vão vigiar a casa para tratar do assalto, descobrem que ele é cego e pensam que, por isso, a tarefa deles está muito facilitada. Nada mais errado: tudo corre muito pior do que aquilo que esperavam.


Quero-te Tanto
de Vicente Alves do Ó (2019)

 Quando Mia e Pêpe, um casal apaixonado mas completamente falido, se deparam com uma gravidez não planeada, sabem que têm de fazer alguma coisa. É então que resolvem roubar uma caixa de raspadinhas que se encontra na estátua do Marquês de Pombal, no coração da cidade de Lisboa. Como seria de prever, as coisas não correm tão bem como o imaginado e eles acabam apanhados pela polícia. Pepê é enviado para a penitenciária da capital; Mia, para o Alentejo. Mas, como tudo aqui é pautado pela imprevisibilidade, a história deles acaba por captar a atenção da comunicação social e, contra todas as probabilidades, o carinho da opinião pública.


A Noiva Cadáver
de Tim Burton (2005)

Numa pequena vila vitoriana, reprimida e melancólica, no século XIX, prepara-se o casamento de dois jovens tímidos que ainda nem se conhecem. Victor (voz de Johnny Depp) é filho de Nell e William Dort, um casal que enriqueceu com a indústria das conservas de peixe e aspira a ascender, apesar da sua falta de classe, à alta sociedade. Victoria (voz de Emily Watson) é filha de Mandeline e Finis Everglot, aristocratas de boas famílias, cheios de classe, bom nome e posição social, mas sem um tusto. Para contentar ambos os casais, os Dort e os Everglot resolvem casar Victor e Victoria. E apesar da timidez e contra todas as expectativas, Victor e Victoria apaixonam-se. Mas no ensaio do casamento, Victor atrapalha-se durante os votos e o padre manda-o decorar o texto. Victor embrenha-se então na floresta enquanto vai ensaiando os votos e quando já sabe tudo de cor enfia a aliança numa raiz de árvore. É então que uma bela noiva cadáver (voz de Helena Bonham-Carter) assassinada surge.


Benzinho
de Gustavo Pizzi (2018)

Irene é casada com Klaus, com quem tem quatro filhos. Apesar das dificuldades financeiras com que lutam todos os dias, são felizes. Mas quando Fernando, o filho de 16 anos, é convidado para jogar numa equipa profissional de andebol na Alemanha, Irene sente-se desmoronar. Despreparada para enfrentar a ausência dele em apenas um mês, deixa-se levar numa espiral de sentimentos que, inevitavelmente, vai desestabilizar o equilíbrio de toda a família.