Header Ads

"O Ano da Morte de Ricardo Reis" estreia em setembro nos cinemas


Há mais uma história da autoria de José Saramago a dar origem a uma longa-metragem, e desta vez a produção será nacional. O Ano da Morte de Ricardo Reis vai ser contado numa versão cinematográfica que tem data de estreia marcada para o ano de 2020. Depois do lançamento do cartaz oficial, confirma-se agora o dia 24 de setembro para o lançamento da obra nas salas portuguesas. João Botelho assume os comandos da adaptação que traz Chico Díaz na pele do protagonista. 

A trama do filme segue o mesmo fio condutor do romance que se tornou um clássico da literatura moderna. Ricardo Reis, um dos mais famosos heterónimos de Fernando Pessoa, é a personagem central desta história que se baseia no lado sombrio e epicurista do homem. A imposição fascista que assola o país em dezembro de 1935 é o pano de fundo para uma viagem sobre o futuro negro que promete tomar conta de Portugal, Espanha e a Europa. A cruzada do heterónimo que procura aproveitar cada momento da vida como se fosse o último, carregado de uma melancolia sombria, vai preencher o ecrã à medida que passa pelo um conturbado período histórico. 

Chico Díaz, que fez parte do elenco de várias novelas da Rede Globo, tem a tarefa de vestir a identidade de Ricardo Reis neste regresso a Lisboa. Ao lado do ator vão estar Vitória Guerra, Luísa Cruz, Catarina Wallenstein, Márcia Breia, Luís Lucas, Dinarte Branco, Pedro Lacerda e Luís Lima Barreto que será Fernando Pessoa nesta adaptação. Entre outros apoios, o filme conta com a parceria da RTP que mais tarde terá em antena um versão estendida desta história em formato série.

O Ano da Morte de Ricardo Reis dará depois origem a uma minissérie de cinco episódios a ser emitida pela RTP1.