Header Ads

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

Expresso | Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa, aos 77 anos

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa, nome maior da representação em Portugal. A também professora estava hospitalizada em Cascais e faleceu esta quinta-feira, aos 77 anos. Filha de Fernando Santos Lapa e de Maria Palmira Mamede de Pádua, Fernanda nasceu a 11 de maio de 1943 na Junqueira, em Lisboa, e era irmã da também atriz São José Lapa,

"É com profundo pesar e imensa tristeza que a Escola de Mulheres comunica a morte de Fernanda Lapa, diretora artística desta companhia desde a sua fundação, em 1995", escreveu a companhia num comunicado à imprensa.

Fernanda Lapa contava com uma carreira de quase 60 anos, marcando pela forma inovadora de fazer teatro. Almada Negreiros, Jean Cocteau, Eurípides, Strindberg e Bernardo Santareno são apenas alguns dos autores cujos textos a atriz trabalhou.

Em televisão, participou em projetos como O Processo dos Távores, na RTP1, em 2001 ou Doce Fugitiva, da TVI, em 2006. O seu último grande papel em televisão aconteceu na série I Love It, em 2013, também no quarto canal.

Ao longo da sua carreira contou com vários prémios e condecorações, entre elas a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura em 2005. Fernanda Lapa continuava no ativo e coordenava as comemorações do centenário do nascimento do escritor e dramaturgo Bernardo Santareno, que se assinala em 2020 e de quem a Escola de Mulheres vai levar a cena, previsivelmente em novembro, a obra O Punho, com versão cénica da própria Fernanda Lapa. 

A peça Sem Flores Nem Coroas, de Orlando Costa, e que estreou em janeiro no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, foi a última criação que levou a cena em vida.