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COMING UP | Lucifer



O fim da quarta temporada deixou a promessa de estender a mitologia de Lucifer. Com uma base tão cheia de opções e que já teve uma exploração tão rica nas quinze seasons de Supernatural, Lucifer tem a missão de se superar neste que será o prelúdio para o apoteótico final. Mas consegue? Bom, nos últimos minutos do primeiro episódio começamos a perceber que sim e que as manobras são bem diferentes do que estamos habituados. Aliás, a quinta fase vem trazer isso mesmo: A diferença e o respiro que a série precisava, é a Netflix a continuar a mexer os cordelinhos e a recuperar o público que se cansou na penosa terceira temporada. É tempo de explorar melhor as personagens e de mergulhar na profundidade dos seus conflitos, mesmo que a mecânica do género de NCIS, com tramas paralelas, continue a acontecer. A questão é que desta vez não surge como um empecilho, mas como mais uma manobra de encadear todos os acontecimentos e servir de link entre o humano e sobrenatural. Pelo caminho, a temporada parece bem imbuída no estilo da CW que a torna mais leve, porém com mais conteúdo. Não chega a ser a melhor season, mas consegue dar-nos várias saídas inteligentes e conquistar-nos pelo ritmo. Consegue um andamento na mesma linha do anterior, contudo ainda mais viciante e sempre com novidades. É o agrado a quem se quer entreter e para quem se quer realmente relacionar com os personagens, um equilíbrio perfeito e vários furos acima do que achávamos que seria possível nos tempos da FOX. Aqui há a filosofia da Banda Desenhada e a qualidade da Netflix, e tudo isto vai estar no radar do Coming Up desta semana.

Vamos começar pelo plot twist inicial. Não é preciso ser versado nas narrativas bíblicas, mas 15 temporadas de Supernatural já nos dão a sabedoria suficiente para antever que Michael ia aparecer a qualquer momento. Um falso Lucifer é a porta de entrada, e apesar de não surpreender quem vê e já conhece a mitologia, consegue trazer uma nova ameaça para a série e desta vez com proporções bastante maiores. Há momentos que sentimos que podemos estar perante um ponto de viragem que nos vai entusiasmar tanto como aquele epílogo sobre demónios revoltados na temporada anterior. Usar Michael como gémeo foi uma sacada de mestre para nos provar que Decker tem mais para mostrar do que se apenas uma partner enfadonha e papel de cenário das cenas românticas. Decker renasceu e em várias cenas provou que foi um potencial desperdiçado em alguns arcos que enrolaram a protagonista. Além do momento em que finalmente a vemos tomar uma parte ativa mais séria na sua relação com Lucifer numa discussão muito mais “realista” do que os habituais diálogos que parecem saídos de telenovelas, conseguimos vê-la finalmente a ser suficientemente inteligente para destruir a farsa em apenas um episódio. Num primeiro momento achamos que este disfarce vai ser o assunto da temporada, mas felizmente, o guião soube entender que seria chato ver esse jogo do gato e do rato. Ao invés da repetição, acreditou, pela primeira vez, na sua protagonista feminina e mostrou que Decker, que é investigadora, é inteligente, está atenta e sobretudo é capaz de entender os pormenores que estão à sua volta. Porque até então pareceu que todas as soluções dos seus casos e assuntos lhe caíram no colo sem esforço. Só por isso já valeu a pena termos Michael. Tudo isto fez qualquer fã mais reticente acreditar que o romance entre Lucifer e Decker, finalmente se tornou em algo credível, apesar da fraca química.


O episódio três é provavelmente um dos pontos altos da quinta parte, e um dos highlights de Lucifer no seu todo. Todo o episódio veste uma fórmula já testada pelas produções da Warner, mas esse ar de CW torna-o bem mais cómico. Lucifer sempre foi uma série com um humor descomprometido e esta lógica de entrar num “universo” em que eles passam a personagens da própria história, é a cereja no topo do bolo. Em Supernatural todos os momentos em que optaram por essa saída deram-nos alguns episódios memoráveis, em Lucifer não há exceções mas a confirmação da regra, que descontrai o tom sério dos dramas dos protagonistas, mas sem se esquecer que estão a contar uma história e entre piadas está lá esse fio condutor. Não é um simples filler, desta vez é uma forma de introspeção aos conflitos internos sobre todas as vontades divinas com sacadas divertidas e um bom trabalho de argumento. Não há certezas de que haja um dedo maior da Warner nesta temporada, mas desde a opção por mudar os genéricos, cruzar ficção com realidade e a forma como o episódio quatro nos lança para o passado para nos dar contexto, casa totalmente com as timelines das séries da CW. Legacies nesta última temporada é um bom exemplo de como mudar o estilo de episódio pode trazer uma abordagem diferente à história. Este é um estilo que se pode amar ou odiar, mas a verdade é que funciona junto do público e tem fôlego para aguentar a injeção de narrativa que nos querem dar. Enquanto na quarta season nos apresentaram apenas Eve, na quinta temporada e ainda na primeira metade, já nos introduziram Michael e Lilith. Quem conhece os traços gerais destas figuras, seja por Supernatural, True Blood, The Chilling Adventures of Sabrina ou outras séries do género, sabe que o subtexto que as suas vidas têm é gigante. Encaixar os dois na mesma leva de episódios é um risco enorme, mas não há confusão, precisamente pela leveza que este género de episódios com marca de água da CW nos vêm entregar. É tudo tão balanceado que entendemos a importância sem se tornar confuso ou cansativo, pelo contrário conseguimos rir-nos. Mérito do argumento? Também, mas sobretudo por termos o privilégio de ter Tom Ellis no Leading Role.

Um passo acima de si mesmo, Tom Ellis ainda consegue conquistar-nos sem o mínimo sintoma de desgaste. Pelo contrário, se Lucifer já entrou para os topos de personagens que dificilmente vamos esquecer, a sua interpretação de Michael vai comprovar o talento a quem ainda não viu outros trabalhos do protagonista. Do tom de voz aos trejeitos, há uma linha distinta nas duas personagens. Apesar de ser a figura central da história desde o primeiro capítulo, nesta nova season com os cortes de tempo nos núcleos que orbitam à volta, Tom Ellis levou com muito do peso do show, mas este facto apenas ajudou a que o trabalho de execução do ator fosse ainda mais visível, e garantiu um bom avanço no storyline de Lucifer. Há mais ligação com Decker, há mais conteúdo clérigo, há mais sobrenatural e há um maior entendimento do personagem que só torna ainda mais complicado encararmos a despedida como algo tão próximo. A quinta parte vem provar que Lucifer consegue sobreviver por si só, e tal como Constantine não surpreenderia ninguém que ele ganhasse um lugar cativo dentro de Legends of Tomorrow, todo desenvolvimento e construção são demasiado perfeitos para serem ficarem apenas por aqui é aquele pequeno crossover com o Arrowverse e esta temporada com os holofotes tão colocados sobre si não parecem ter sido obra do acaso. Os showrunners parecem ter planos maiores para Lucifer e apenas nos estão a habituar já a vê-lo como figura e não como protagonista no universo da série. Se o caminho for realmente esse, então está somado mais um acerto nesta nova leva de episódios.


Mas o que falha? Linda e Maze. Ter um filho era a plataforma perfeita para Linda assumir uma trama só dela com o destaque ela merece, até porque estamos a falar de uma das melhores personagens de Lucifer. Contudo, o nascimento de Charlie pareceu tornar-se numa prisão do potencial de crescimento em que a psicóloga estava na temporada passada. Por mais que as cenas em que entra sejam de morrer a rir falta mais desenvolvimento e mais cenas. O único momento em que finalmente o arco dela avança nunca mais é lembrado e fica como uma das pontas soltas deixadas para a próxima season. Adriana, no pouco tempo de tela pareceu ter muitas formas de ser explorada, espera-se mais justiça do que a que tiveram com Azrael. Já Maze é outra história e outra lógica. Por mais que ela esteja perdida e que faça sentido a opção de aprofundar essa indefinição na personalidade de Maze, faltou aquele lado que nos fez apaixonar pela personagem. Ela foi engolida pelo próprio conflito e isso levou a que ficasse demasiado em segundo plano para alguém que é fundamental à dinâmica da história. No momento em que os autores lhe decidem dar mais conteúdo para explorar acabam por reduzir o seu tempo de ação e isso é um contrassenso que faz desta a pior season para Maze. Dan também começou da mesma forma e aos poucos foi tendo os seus momentos de destaque, aquela cena no cemitério já valeu o tempo em que o personagem esteve desaparecido ou relegado a coadjuvante, mas aí a desculpa do guião foi plausível, porque de facto o pai de Trixie tinha um caminho de descoberta para fazer depois da morte de Charlotte. Agora Maze? Maze sempre foi uma força da natureza e por mais que sinta que todos lhe viraram as costas é estranho é um pouco incoerente tirar-lhe todo o girl power que a tornou numa figura de culto. Há episódios em que Maze é só mais um adereço, e isso mais do que incomodar chega a poder ser considerado uma falha, porque defrauda as expectativas dos fãs e o trabalho de construção feito até então.

No final das contas, a temporada conseguiu destacar-se pela forma como realmente explorou o lado sobrenatural, e não ficou em nada atrás das cenas épicas de Supernatural, o estilo CW ajudou a manter a coerência e tornou tudo muito mais maratonável do que as anteriores. Pareceu tudo muito mais amarrado e a redução a oito episódios evitou os fillers que tornavam Lucifer numa daquelas séries que podemos ver enquanto fazemos outras tarefas. A segunda metade é um crescimento constante e termina na melhor das fases, depois disto vai ser difícil surpreenderem mais, mas tivemos um recente exemplo em The Umbrella Academy sobre como na Netflix as montanhas russas são sinónimo de boas continuações. Há personagens que se perdem? Sim, mas vamos acreditar que esta é a típica midseason e que tudo é feito para levar a um determinado lugar. Maze teve o seu melhor momento nos últimos quinze minutos do último episódio e espera-se que agora vejamos a Maze de antes com toques de revolta, mas com mais certezas e garantias. Amenadiel explodiu na última cena é afirmou-se finalmente como uma personagem que é necessária e não apenas um alívio cómico, é muito provável que ainda seja ele a chave de muitos dos mistérios. Não vamos gabar mais ainda o talento de Tom Ellis e vamos ficar com os últimos frames para teorizar sobre como vão conseguir encaixar Deus em Lucifer, até porque este não parece ser o Deus engraçadinho e desleixado de Supernatural, mas também não parece um Super Deus de Morgan Freeman. Neste limbo, só nos resta esperar e teorizar naquele que é o melhor fecho de temporada de todas as seasons de Lucifer! Há apenas uma última adenda que me inquieta sempre em Lucifer. É exigida demasiada licença poética para acreditar que a LUX ainda é um sucesso, mas alguém ainda vai a uma discoteca que serve crimes com a mesma velocidade que serve copos?