Header Ads

"Zé Pedro Rock n' Roll" chega hoje aos cinemas nacionais


É praticamente impossível encontrar alguém em Portugal que não saiba trautear pelo menos uma música da mítica banda Xutos e Pontapés. Em 2017, aquela que se tornou numa das bandas de Rock mais reconhecidas em solo nacional despediu-se de Zé Pedro, um dos membros fundadores. Três anos depois, chega aos cinemas a longa-metragem que serve homenagem ao músico. Zé Pedro Rock n' Roll estreia hoje, dia 30 de julho, nas salas de cinema do país.

«O lendário guitarrista de Xutos e Pontapés, é para muitos a maior figura do rock ‘n’ roll português. Foi o grande impulsionador do género musical em Portugal, não só enquanto guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, mas também através da divulgação do rock nos papéis de crítico de música, de radialista e de dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos, onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos», é desta forma que a sinopse oficial divulgada pela NOS Audiovisuais nos define o projeto que chega ao grande ecrã pela mão de Diogo Varela da Silva, que conseguiu debater a ideia com Zé Pedro, antes do falecimento precoce.

Construído com uma coletânea de imagens de arquivo, que incluem alguns momentos em cima de palco, registos fotográficos inéditos e entrevistas a amigos e companheiros de estrada, a longa-metragem documental promete apresentar-nos o homem que está para além da guitarra, enaltecendo o seu talento e o contributo incontornável para o panorama musical português. 

O projeto tem recebido bastantes aplausos nas Premiações em que tem sido exibido. Em 2019 venceu o Prémio do Público na edição do Doclisboa. Além fronteiras conseguiu o Prémio Mérito atribuído pelo Accolade Global Films Competician, nos Estados Unidos da América, e foi finalista dos Sweden Film Awards.