"Listen" e "The Shift" representam Portugal no Festival Cinema de Veneza
Há mais dois títulos nacionais a ganharem relevo nas premiações internacionais. Listen e The Shift são os dois projetos portugueses que conseguiram entrar em competição na edição deste ano do Festival de Cinema de Veneza. Integrados no segmento Horizontes, focado em primeiros trabalhos ou em talentos em ascenção, as películas concorrem pelo principal galardão na categoria.
Ana Rocha de Sousa é um nome conhecido à frente das câmaras. A realizadora integrou alguns sucessos como Riscos, Mistura Fina e Jura, mas nos últimos anos têm-se focado em apostar noutros rumos. Depois de lançar duas curtas-metragens, aventura-se agora num projeto longo com a co-produção luso-britânica Listen, um projeto que mergulha no seio de uma família portuguesa emigrada em Londres que terá de lutar pela custódia dos seus filhos, depois destes serem retirados pelos Serviços Sociais. Lúcia Moniz assume o protagonismo da trama, ao lado de António Capelo, Kiran Sonia Sawar, Kem Croft, Jay Lycurgo e Ângela Pinto. A produção está a cargo do Bando à Parte.
Já The Sift é o segundo trabalho de Laura Carreira, jovem editora, realizadora e argumenista nacional que chega agora ao holofotes estrangeiros depois de em 2018 ter alcançado o sucesso com Red Hill. A curta-metragem que compete à 77ª Edição do Festival de Cinema Veneza relata a história de Anna, uma mulher dependente do trabalho, que vive em constante ansiedade e insegurança. O filme conta-nos o ponto de viragem da história da protagonista e a consciencialização dos problemas. A estreante Anna Russel-Martin é a figura em destaque.
Ao contrário da maioria das cerimónias e galas de entrega de prémios em todo o mundo, a edição de 2020 do Festival de Cinema de Veneza vai realizar-se de forma presencial entre os dias 2 e 12 de setembro, com a atriz Cate Blanchett a presidir o júri que irá ditar o novo detentor do Leão de Ouro.
Comente esta notícia