Header Ads

"Herdeiros da Pandemia". RTP1 exibe reportagem esta quinta-feira


https://cdn-images.rtp.pt/icm/noticias/images/3e/3ed556a5ae6c65d156c53d2ff647b60a

Esta quinta-feira, dia 16 de julho, a RTP1 exibe a reportagem Herdeiros da Pandemia, integrada no programa Linha da Frente, que vai para o ar logo após o Telejornal. O formato vai, nesta emissão, perspetivar o futuro dos bebés nascidos em plena época de pandemia, das crianças e dos jovens.

Maria Francisca só conheceu o colo do pai quando saiu do hospital com a mãe. Nuno não foi autorizado a acompanhar Maria João no momento mais importante da vida do casal: o nascimento da filha. Grávidas sem direito a acompanhante, mulheres com medo de ficarem infetadas, recém-nascidos saudáveis separados de mães com COVID-19.

“Esta pandemia do medo é pior que o vírus”, alerta Carlos Neto. O professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana deixa o aviso também para os pais: “Estamos a chegar ao limite de pais demasiadamente protetores. Não podemos continuar a viver como se o corpo pudesse estar inativo e a mente ativa. Corpos sem cultura motora, são crianças que vão ficar com uma grande imaturidade, que podem ter problemas no futuro do que vai ser o seu sucesso e grau de felicidade”.

Quais os perigos de crescer confinado em casa, sem toque, sem abraços, sem brincar e sem presença física? Que adultos vão ser as crianças desta pandemia? São estas algumas das questões que serão respondidas neste trabalho da jornalista Sandra Vindeirinho, com imagem de Rui Alves Cardoso, edição de Samuel Freire, grafismo de Ricardo Dias, pesquisa de Rita Rodrigues, produção de Natacha Silva Frey e coordenação de Mafalda Gameiro