Header Ads

Sete Filmes por Semana | De 24 a 30 de junho de 2020



Todas as semanas, o Fantastic sugere-te uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até si. Aceitas o desafio?

Semana de 24 a 30 de junho de 2020

O Amor é Estúpido
de Michael Dowse (2013)

Wallace (Daniel Radcliffe) é um rapaz introvertido que abandonou o curso de Medicina depois de um enorme desgosto de amor. Chantry (Zoe Kazan) é uma rapariga autoconfiante e cheia de vida de quem é muito fácil gostar. Apesar de personalidades distintas, quando ele e ela se conhecem, nasce uma inesperada cumplicidade. À medida que o tempo passa e que a convivência os aproxima, este sentimento de companheirismo e entendimento vai evoluindo para um novo patamar, até que Wallace se dá conta de que está completamente apaixonado por Chantry. Porém, há um enorme obstáculo a este amor: ela vive há já vários anos com Ben, com quem tem uma relação estável e, até agora, gratificante.
 
Diamantino
de Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt (2019)

Diamantino, exímio jogador de futebol, é uma estrela mundial conhecida não só pelo seu talento, mas também por dois ingredientes que se misturam em doses iguais: ingenuidade e ignorância. Um dia, depois de um episódio que o deixa profundamente abalado, perde a desenvoltura em campo e vê a sua carreira terminar abruptamente. É assim que, em busca de um novo propósito para a vida, se depara com assuntos sobre os quais nunca antes tinha refectido – entre eles, a crise dos refugiados, o neofascismo e a manipulação genética.
 
Diamante de Sangue
de Edward Zwick (2006)

Um diamante rosa raro pode mudar ou destruir a vida de dois africanos: Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbabué, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo mende. Com a Guerra Civil nos anos 1990 na Serra Leoa em pano de fundo, Solomon sabe que esse diamante pode não só permitir a libertação da mulher e das filhas, condenadas a viver como refugiadas, mas também salvar o filho de um destino pior: o de criança-soldado. Mas Solomon sabe também que esse diamente pode ditar a sua morte. Archer, que ganha a vida a trocar diamantes por armas, ouve falar no diamante e imediatamente percebe que o seu valor é suficiente para o salvar, afastando-o de África e do círculo de violência e corrupção que o engoliu.
 
El Bar
de Aléx de Iglesia (2017)

Num bar no centro de Madrid, várias pessoas tomam o pequeno almoço tranquilamente, como de costume. Mas, quando um dos clientes leva um tiro na cabeça, o clima de tensão invade o local. Agora presos no estabelecimento, o grupo de pessoas teme sair do bar, com medo de serem mortos. O problema é que a convivência com estranhos pode ser tão perigosa quanto arriscar e sair do bar para a rua.
 
O Irlandês
de Martin Scorsese (2019)

Frank "The Irishman" Sheeran é um sindicalista e veterano da Segunda Guerra Mundial que se torna num assassino a soldo para a máfia. Agora velho, Sheeran começa a refletir sobre os eventos que definiram a sua carreira no mundo do crime organizado, no seu envolvimento com a família Bufalino, e nas suas escolhas e acções que tiveram um papel decisivo no desaparecimento do seu amigo de longa data, o líder trabalhista Jimmy Hoffa.
 
As Asas do Vento
de Hayao Miyazaki (2013)

Inspirado pela obra do italiano Gianni Caproni (1886-1957), responsável pela criação de vários bombardeiros usado pelas frotas italianas, francesas, britânicas e americanas durante a Primeira Grande Guerra, o jovem japonês Jiro Horikoshi deseja aprender tudo o que esteja ligado aos aviões. Como usa óculos desde pequeno, não pode ser aviador, pelo que dedica a sua vida ao estudo de aeronáutica. Depois de terminar os estudos superiores, consegue trabalho numa grande empresa da área. Por demonstrar grandes capacidades, é-lhe dada a liberdade para construir os seus próprios protótipos.

Uma Turma Difícil
de Marie-Castille Mention-Schaar (2014)

Desrespeito, violência, falta de perspectivas. É com estas condições que a professora Anne Gueguen (Ariane Ascaride) se depara, numa escola parisiense, com a mais complicada e problemática das suas turmas. Os alunos, adolescentes de diferentes origens e cada um com os seus demónios, parecem ter pouco em comum para além da parca vontade de aprender. A docente, vendo as suas alternativas de ensino esgotar-se a cada dia, lembra-se de lhes propor um desafio: entrarem juntos num concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Contra as expectativas de todos – incluindo os próprios –, eles vão empenhar-se no projecto e, no limite, encontrar nas diferenças a força da união.